Os presidentes do SindsegSC: JOÃO FAZIO AMATO NETO (2022/2028)

A história do SindsegSC – Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização no Estado de Santa Catarina continua sendo escrita por profissionais que, desde cedo, encontraram no mercado de seguros não apenas uma carreira, mas um propósito. O atual presidente da entidade é um exemplo dessa conexão genuína entre vocação e trajetória.


João Amato iniciou sua carreira no setor de seguros em janeiro de 1995, aos 18 anos, em Porto Alegre/RS, tendo passado por diversas instituições de seguros ao longo de sua trajetória. Desde o primeiro contato com a área, percebeu que poderia se realizar tanto pessoal quanto profissionalmente.

Começou como auxiliar de escritório, desempenhando funções administrativas, até que, em um evento de vendas, apoiou gerentes comerciais que atendiam corretores de seguros. Seu desempenho foi notado e, em 1997, foi convidado a ser coordenador de produção e acabou se especializando em seguros de pessoas (vida, previdência, acidentes pessoais).

Em 2000, assume a posição de gerente de benefícios de filial, responsável pelos negócios das áreas de vida, previdência e saúde e, posteriormente, da carteira de negócios corporativos.

Em 2004, assumiu pela primeira vez o cargo de gerente regional do Rio Grande do Sul, inicialmente em seguros pessoais e, pouco depois, em negócios pessoa jurídica.

Seu bom trabalho no estado gaúcho o levou à matriz, em São Paulo, onde atuou com grandes riscos e negócios massificados.

Em 2012, Amato foi convidado pela Seguradora Zurich para ser Superintendente de Massificados, em São Paulo. Assumiu a diretoria de Seguros de Vida em 2016, e em 2020, a diretoria comercial do interior paulista. Em 2023, tornou-se diretor comercial da região Sul da Zurich, cargo que ocupa atualmente.

Com 30 anos dedicados ao mercado de seguros, Amato sempre focou em atender corretores e participar de entidades de mercado, colaborando com o conhecimento e experiências adquiridas ao longo de sua jornada.

Em março de 2023, foi indicado pela Zurich Seguros para assumir a presidência do SindsegSC. “Enxerguei uma imensa oportunidade de desenvolvimento, junto com uma  grande responsabilidade”, afirma.

Seu primeiro ato foi entender o SindsegSC, observando sua atuação social e de mercado. A partir daí, decidiu dar continuidade às ações em andamento, aproveitando a expertise da diretoria e da equipe local. Ele diz que seu principal objetivo é fortalecer os membros da diretoria, dando voz a todos e oportunizando que assumam novos desafios. “A gente escala a entidade para um novo patamar, de presença, de desenvolvimento, de futuro”, vaticina.

Amato tem uma visão social importante. “A gente busca, realmente, contribuir com a sociedade”, comenta. Ele acredita que ações de conscientização sobre segurança e prevenção reduzem as consequências de acidentes e transformam os próprios voluntários. “O SindsegSC agradece às parcerias com empresas e instituições, que ajudam a ampliar a presença da entidade para alcançar a comunidade”, ressalta.

Além disso, Amato agradece aos familiares dos profissionais de seguros que compreendem a necessidade de suas ausências, para se dedicar ao mercado e à sociedade.

O presidente considera que o mercado catarinense é bem consolidado, fortalecido e muito bem representado, e isso se reflete na diretoria da entidade.

Para contribuir com o desenvolvimento estadual e brasileiro, o SindsegSC tem seguido o Plano de Desenvolvimento do Mercado de Seguros, Previdência Aberta, Saúde Suplementar e Capitalização (PDMS), um plano estruturado pela CNseg, suas federações associadas (FenSeg, FenaPrevi, FenaSaúde e FenaCap), a Fenacor e diversas empresas do mercado de seguros brasileiro. O Plano tem como objetivos principais: aumentar a parcela da população atendida em 20% pelos diversos produtos do mercado de seguros, previdência aberta, saúde suplementar e capitalização, bem como elevar o pagamento de indenizações, benefícios, sorteios, resgates e despesas médicas e odontológicas, dos atuais 4,6% do PIB para 6,5% do PIB, o que trará como consequência receitas na ordem de 10% do PIB nacional em 2020. Para apoiar o PDMS, o SindsegSC foca nos pilares da entidade: institucional, social, educacional e comunicacional.

Ele considera que o mercado de seguros deve estar atento às mudanças sociais e se adaptar às novas necessidades, como as questões relacionadas às novas tecnologias, com foco na proteção das pessoas e empresas.

Comentando o centenário do SindsegSC, Amato destaca todos que contribuíram para a entidade se tornar uma referência no mercado de seguros nacional. Para ele, o momento histórico dos 100 anos é uma oportunidade de valorização do coletivo.

“Mais do que fazer 100 anos, é importante se preparar para o futuro e ver o que é preciso  fazer para continuar contribuindo com as pessoas e com o desenvolvimento do estado e do país”, pondera.

Esta entrevista foi realizada em junho de 2024.

Este texto faz parte da Revista Bem Seguro 11ª Edição, uma edição especial e comemorativa dos 100 anos SindsegSC, que está repleta de curiosidades e homenagens a quem fez parte dessa trajetória desde 1924. Ficou interessado em conhecer mais sobre a nossa história? Acesse o site do SindsegSC e confira o conteúdo completo: https://www.sindsegsc.org.br/novidades/publicacoes/33/revista_sindsegsc. Não perca tempo e boa leitura!

Sobre Joelson dos Santor - Escritor Responsável

 

A Revista Bem Seguro 11ª Edição - Especial 100 anos SindsegSC foi desenvolvida em parceria com o jornalista responsável Joelson dos Santos. Trabalhou em várias emissoras de rádio AM e FM, em Florianópolis, como Atlântida FM, União FM, Antena 1 FM, Rádio Guararema AM. E, em Blumenau, Rádio Nereu Ramos AM, União FM e 90 FM.

Foi apresentador de telejornais, na TV Barriga Verde e TV Cultura, em Florianópolis, e em Blumenau apresentou o Jornal do Almoço, da RBS TV, e o Balanço Geral da ND TV.

É advogado e também atua como Mestre de Cerimonial em vários eventos, como congressos, seminários, formaturas e eventos corporativos.

Sobre o SindsegSC

O SindsegSC – Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização no Estado de Santa Catarina, com um século de história, reúne as principais empresas do setor de seguros catarinense. Como entidade líder, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico do estado e no fortalecimento do sistema de seguros privados. Além de representar suas associadas, o SindsegSC promove a disseminação da cultura do seguro, contribuindo para o progresso de Santa Catarina. Para a gestão 2025/2028, a entidade é presidida por João Amato.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras