Campanhas da Bradesco Seguros ganham espaço em prêmios nacionais e internacionais
O Grupo Bradesco Seguros tem ampliado sua presença em premiações de marketing e comunicação nos últimos anos, tanto no Brasil quanto no exterior. Apenas em 2024 e 2025, campanhas da seguradora foram reconhecidas em premiações como o Marketing Best, o Prêmio Valor Inovação Brasil e o Festival Internacional de Criatividade de Cannes, onde o projeto “Luzes Negras” recebeu três Leões — incluindo um de Ouro na categoria Design. A diversificação das premiações reflete a aposta do grupo em formatos mais sensíveis, inclusivos e conectados com questões sociais.
À frente dessa estratégia está Alexandre Nogueira, diretor de marketing do grupo, que lidera um time responsável não apenas pelas campanhas de mídia externa, mas também pelas ações de endomarketing e comunicação interna. Nesta entrevista ao Sonho Seguro, ele detalha quais projetos trouxeram maior retorno de imagem, os desafios de equilibrar inovação e tradição em uma marca consolidada e como o setor ainda pode avançar na aproximação com o consumidor.
O Grupo Bradesco Seguros tem se destacado na área de marketing e comunicação, acumulando diversos prêmios nos últimos anos. Poderia nos contar quantos prêmios já conquistaram nesse período e quais considera os mais relevantes?
Temos muito orgulho das conquistas do Grupo Bradesco Seguros, que tem sido reconhecido por sua atuação em marketing e comunicação, tanto no Brasil quanto internacionalmente. Recentemente, um exemplo marcante foi a conquista de quatro prêmios na última edição do Prêmio Seg News, resultado que reforça a consistência do nosso trabalho. Destaco ainda o reconhecimento no Marketing Best 2025 e o Prêmio Valor Inovação Brasil, na categoria Seguros, em 2024. São reconhecimentos que validam nossa estratégia centrada na proximidade com o cliente, na valorização das relações humanas e na constante busca pela excelência.
Ainda em 2024, tivemos a honra de sermos reconhecidos no Festival Internacional de Criatividade de Cannes, um dos mais importantes prêmios do setor. O projeto “Luzes Negras”, patrocinado pelo Grupo Bradesco Seguros, idealizado pela AlmapBBDO em parceria com o Projeto Goma de mentoria e o Museu Afro-UFBA, conquistou três Leões em Cannes: um Leão de Ouro na categoria Design, que avalia a excelência da identidade visual na publicidade, e dois Leões de Bronze, nas categorias Print & Publishing e Industry Craft, esta última voltada à aplicação de técnicas criativas e artesanais. Essa conquista reforça nosso compromisso com iniciativas que unem representatividade, criatividade e impacto cultural positivo.
Entre os prêmios recebidos, quais tiveram maior impacto em termos de retorno de imagem, engajamento com o público ou reconhecimento da marca no mercado? Há algum case que se destacou especialmente?
A campanha veiculada no final de 2025, “A Busca”, premiada no Marketing Best, se destacou por traduzir de forma sensível e inovadora o nosso posicionamento institucional. A combinação entre emoção, tecnologia e propósito resultou em uma comunicação que fortaleceu a conexão com o público, ampliou a lembrança da marca e engajou os consumidores nos canais digitais. É um case emblemático que representou, mais do que uma campanha, um reforço à cultura de proteção que promovemos.
A inovação tem sido um pilar importante para o marketing do Grupo. Alguma campanha ou projeto foi premiado especificamente pela abordagem inovadora? Pode compartilhar detalhes?
A campanha “A Busca” é um exemplo expressivo de reconhecimento pela abordagem inovadora. Ela foi concebida por meio de um processo de cocriação entre áreas estratégicas do Grupo Bradesco Seguros e a agência parceira, combinando o uso inteligente de dados com uma linguagem acessível, em diferentes formatos e plataformas. O grande diferencial da campanha esteve na capacidade de aliar sensibilidade criativa a uma construção estratégica robusta, utilizando a tecnologia como meio para fortalecer a humanização da comunicação e aprofundar a conexão com os diversos públicos da marca.
Alguns prêmios são voltados para a marca e outros reconhecem o trabalho dos profissionais envolvidos. O Grupo Bradesco Seguros já teve cases premiados que destacaram integrantes da equipe ou lideranças da área de marketing. Quais destacaria?
As conquistas obtidas refletem o empenho coletivo e a dedicação de nossos profissionais. Esses reconhecimentos valorizam não apenas as campanhas, mas também a competência das equipes envolvidas, fortalecendo o engajamento interno e destacando as lideranças da área como um vetor estratégico para a reputação institucional. Celebramos o trabalho conjunto e a cultura de excelência que construímos coletivamente.
Como a estratégia de marketing do grupo equilibra tradição e inovação, especialmente considerando que a Bradesco Seguros é uma das marcas mais consolidadas do país?
O marketing do Grupo Bradesco Seguros busca honrar o legado da marca, ao mesmo tempo em que acompanha as transformações culturais, tecnológicas e comportamentais da sociedade. O conceito “Vai que…”, por exemplo, foi retomado com uma abordagem atualizada, combinando leveza, humor e situações cotidianas, sem perder sua essência. Essa é a síntese da nossa estratégia: manter os valores que geram confiança no público, enquanto evoluímos em linguagem, canais e formatos para continuar sendo relevantes em um mundo em constante mudança.
Além da publicidade externa, você também lidera áreas como endomarketing e comunicação interna. Quais iniciativas internas já foram reconhecidas com premiação? Qual a importância de campanhas voltadas ao público interno para a cultura da empresa?
A comunicação interna é um pilar essencial para a cultura organizacional. Entre os projetos que se destacaram, podemos citar o fortalecimento da cultura da longevidade e das campanhas voltadas ao cuidado com as pessoas, que reverberam tanto internamente quanto externamente. As ações de endomarketing têm papel estratégico na disseminação de valores, no engajamento das equipes e na valorização dos colaboradores. Acreditamos que profissionais bem-informados e motivados são os principais embaixadores da marca.
Hoje, há uma forte demanda por campanhas com propósito, inclusão e sustentabilidade. Como o marketing da Bradesco Seguros tem incorporado esses temas nas campanhas e conteúdos? Algum projeto nesse sentido foi premiado?
Temos incorporado temas como inclusão e sustentabilidade de forma transversal em nossas ações de comunicação. Um exemplo é o projeto Sinistro Sustentável, que, além de seu impacto ambiental positivo, recebeu o troféu Ouro do Qorus–Accenture Innovation in Insurance Awards. Acreditamos que campanhas com propósito genuíno reforçam a credibilidade da marca e contribuem para uma comunicação mais significativa e transformadora.
Quais tendências mais têm chamado sua atenção na comunicação do setor segurador? Sempre falam que propaganda de seguros é algo chato. Mas parece que vocês conseguiram mudar um pouco este estigma. Há algo que o mercado ainda precisa evoluir?
O setor de seguros busca romper com o desafio de ser percebido como técnico. Para transformar essa percepção, temos investido em narrativas mais emocionais, acessíveis e humanas, que aproximem o seguro da vida cotidiana das pessoas. O uso de humor sutil, storytelling e representatividade em nossas campanhas tem sido decisivo nesse movimento. Ainda há espaço relevante para evolução, especialmente no fortalecimento da cultura do seguro como ferramenta de planejamento de vida e bem-estar. Comunicar com clareza, empatia e propósito é, sem dúvida, o caminho para consolidar essa transformação e ampliar o alcance do setor junto à sociedade.
Fonte: Sonho Seguro