Novos talentos para o mercado de seguros
O Programa Amigo do Seguro (PAS), iniciativa de responsabilidade social da Escola de Negócios e Seguros (ENS), formou mais uma turma, a primeira de 2025. Com 39 alunos aprovados, a cerimônia de formatura aconteceu na última segunda-feira, 11 de agosto, no formato híbrido, reunindo jovens nas unidades do Lar Fabiano de Cristo (LFC), parceiro da ENS na ação.
O evento contou com a presença da gerente de Ensino da ENS, Simone Maiello; da coordenadora de Ensino, Andreia Justo; de autoridades e representantes das instituições parceiras, como CAPEMISA Seguradora, Associação Clube Salutar, Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor) e CNseg; além dos professores da Escola, Ildebrando Neres e André Peres, e familiares dos formandos.
Talentos de Norte a Sul
Os jovens participantes, todos matriculados no ensino médio de escolas públicas, vieram dos estados do Amazonas (Manaus), Ceará (Caucaia), Minas Gerais (Belo Horizonte), Pará (Belém), São Paulo (Caçapava) e Santa Catarina (Florianópolis).



Casa de Cirilo / Caçapava (SP) // Casa de José / Belém (PA) // Casa de Arnaldo São Thiago / Florianópolis (SC)
Durante a solenidade de entrega dos diplomas, a formanda Paula Nicolly Amaral, da Casa Joana de Ângelis do LFC, localizada na capital manauara, compartilhou sua experiência no programa, destacando a oportunidade de iniciar uma carreira. “Não tinha nenhum conhecimento da área de seguros e foi através desse curso que tive a chance de ampliar meus horizontes e, agora, de ingressar em uma boa empresa”, disse.
Além de Paula, parte dos alunos estão sendo recrutados para entrevistas em empresas do setor. Os Sindicatos dos Corretores de Seguros (Sincors) de cada estado também estão em contato com os formandos para apoiá-los na entrada em corretoras de seguros e demais companhias locais.

Paula Nicolly Amaral, na ponta direita, formanda do PAS 2025 na Casa Joana de Ângelis, do LFC, em Manaus (AM) – Foto: Divulgação
Sobre o PAS
Criado em 2002, o programa Amigo do Seguro (PAS) já beneficiou mais de 3,6 mil jovens, em mais de 130 turmas realizadas nas cinco regiões do País. Para muitos deles, a iniciativa representou o primeiro contato com o mundo profissional e se consolidou como oportunidade de inserção no mercado de trabalho.
Fonte: Escola de Negócios e Seguros (ENS)