Bradesco Seguros redesenha área comercial para ganhar velocidade nos estados

A Bradesco Seguros promoveu uma ampla reestruturação em sua área comercial, sob liderança de Leonardo Freitas, diretor responsável pelos ramos elementares. O movimento combina especialização na matriz, divisão mais granular das regionais e reforço no canal de assessorias, que já responde por 26% da produção da companhia. “O redesenho regional tem um norte: falar com realidades distintas. No Sudeste, onde está mais de 50% do mercado de Auto, a gestão mais granular busca ganhos de velocidade e ajuste fino de oferta. O objetivo da reestruturação é calibrar estruturas para avançar de forma sustentável, com mais especialização e proximidade com os corretores”, conta Freitas.

No nível executivo, Raquel Cerqueira da Costa, até então superintendente sênior de Produto Auto, assumiu a nova Superintendência Sênior de Planejamento e Gestão Comercial, com foco em equilibrar o mix de negócios – a seguradora é forte em frotas e pesados, mas busca ganhar terreno no individual – além de apoiar pequenos e médios corretores com ferramentas de produtividade e ampliar conexões com ecossistemas de distribuição, como varejo, farmácias e atacarejos.

Emanuel Paiva do Nascimento, antes superintendente de Planejamento e Gestão Comercial, passa a comandar a recém-criada regional Rio, Minas e Espírito Santo. Já Luiz Carlos Ferreira Gomes, que respondia pela região Sudeste, assume como superintendente sênior de Negócios em São Paulo, que agora foi subdividido em capital e interior.

Nas demais regiões, Cleverson Veroneze, que era superintendente comercial em Porto Alegre, passa a ser superintendente regional de Seguros para o Sul; Mateus Nunes Leandro Silva, vindo da superintendência comercial de Brasília, assume como superintendente regional de Seguros no Conem (Centro-Oeste e Nordeste); e Ricardo Luis Costa, antes em Campinas, torna-se superintendente regional de Seguros para o Sudeste.

A companhia estruturou governança dedicada, com painéis de gestão e uma liderança específica também para grupos. “O mundo comercial não é mais só relacionamento. É técnica, dados e pricing — sem perder a alma”, diz Freitas. Além da mudança organizacional, a companhia lançou o Programa Recompensa, que prevê remuneração adicional de até 7% e busca deslocar a narrativa da venda do menor preço para a entrega de valor em coberturas e serviços, especialmente no seguro de automóveis.

Outro destaque é o programa de road shows, que percorre diferentes regiões do país em encontros de dois dias, primeiro com as equipes locais e depois com grupos de 30 a 40 corretores em microfone aberto. A dinâmica já resultou em 46 entregas concretas, entre ajustes de produtos, novas jornadas e mudanças de política comercial, sempre acompanhadas do selo “Você pediu, a gente fez”.

Para PMEs, o Empresarial foi segmentado em 10 modalidades (bares, restaurantes, consultórios, escritórios, entre outros), facilitando a prova de valor ao cliente. Em residencial, a seguradora enxerga espaço aberto no pós-pandemia. “A pequena e média empresa não pode desaparecer por um sinistro. A segmentação ajuda o corretor a mostrar, com clareza, a proteção certa.”

Para Freitas, bola na trave tem potencial de alterar o placar. “Quando algo não funciona, nossa equipe senta com o corretor para entender o problema e tem interesse genuíno em resolver. Dar a mão ao corretor virou processo e isso tem aumentando a conexão do time com nosso principal canal de distribuição”, destacou Leonardo Freitas.

Fonte: Seguro Catarinense