Artigo Entidade Laço Amarelo: O que é um vício?

A palavra vício, vem do Latim e quer dizer: falha ou defeito. O mundo moderno, de alta tecnologia, com centenas de distrações, vem revolucionando o comportamento humano. Não podemos comparar o modo de agir da geração passada com essa, que não tinha a mesma oferta de facilidades na palma da mão. Sem juízo de valor, o que queremos analisar é: o uso constante do celular hoje em dia é uma necessidade ou um vício? Segundo o dicionário, um vício é um “comportamento ou hábito persistente que se torna difícil de controlar, mesmo com consequências negativas. É um padrão de uso ou atividade que leva à dependência, com um desejo irresistível e recorrente, muitas vezes acompanhado de prejuízos significativos na vida da pessoa. O termo pode se aplicar tanto ao uso de substâncias (drogas, álcool, etc.) quanto a comportamentos (jogos, compras, tecnologia, etc)”.
Para um trânsito seguro, o que isso nos importa? A atenção, a concentração, o conhecimento, a regra e as escolhas que fazemos o tempo todo. Portanto, nesse mês de outubro, nossa mensagem central é essa: qual seu nível de dependência do celular, não conseguindo ficar sem olhar para tela, enquanto caminha, pedala, pilota ou dirige? Tenha apenas uma certeza: nessas quatro atividades corriqueiras do seu dia a dia, mergulhado na tela do smartphone, você está em perigo.
Em qual momento você vai se conscientizar que, postagens, curtidas ou seguidores, são menos importantes que a sua segurança no trânsito? E você, é escravo do celular ou já limitou o tempo de uso diário para não prejudicar seu cotidiano? Pense nisso!
Datas importantes de outubro:
- Dia 01 – Celebramos nesse dia o Dia do Idoso, estabelecida para homenagear e conscientizar sobre a importância da proteção e valorização da pessoa idosa, além de promover a discussão sobre seus direitos e desafios. Por meio da Lei nº 10.741/2003, o Estatuto do Idoso garante direitos e proteção aos idosos, buscando assegurar sua dignidade e bem-estar na sociedade. O Dia Internacional do Idoso, estabelecido pela ONU, também é celebrado em 1º de outubro.
- Dia 12 – Dia da Criança – Em 1924 foi aprovado o decreto nº 4867, instituindo o 12 de outubro como data oficial para a comemoração do Dia da Criança, em alusão à mesma data, mas de 1492, quando Cristóvão Colombo chegou à América, chamada durante séculos de “Continente-Criança”. Essa é uma das explicações encontradas na internet sobre essa comemoração. Para nós, é um ótimo momento para relembrarmos que, crianças aprendem muito com o exemplo dos adultos, por isso, ser um bom cidadão que transita respeitando as normas e regras do trânsito, ajuda a formar pessoas que entendem o espaço da rua como compartilhado com outros, por isso, atenção, cuidado e muita empatia são fundamentais para que os caminhos sejam seguros. Uma criança que usou o bebê conforto desde os primeiros dias de vida, depois foi para a cadeirinha e por fim, passou boa parte da infância no assento de elevação será, certamente, um adulto que não ficará sem usar o cinto, em todos os deslocamentos. Por isso, é fundamental usar, desde cedo todos os equipamentos que protegem os pequenos desde o nascimento.
- Dia 15 – Não é feriado nacional, mas tradicionalmente, as escolas não funcionam nessa data, celebrada como o Dia do Professor. A origem da homenagem aos professores remonta a 1827, quando foi decretada uma lei que criava o Ensino Elementar no Brasil, mas somente em 1963, a data foi oficializada nacionalmente como Dia do Professor.
Fonte: Entidade Laço Amarelo