SindsegSC promove edição do PDES com tema Gestão do Tempo

O SindsegSC – Sindicato das Seguradoras de Santa Catarina promoveu, na noite desta terça-feira, 28 de outubro, mais uma edição do PDES – Programa de Desenvolvimento dos Executivos do Seguro. O encontro reuniu os diretores Leonardo Egert, Luis Cauduro e Jean Carlos dos Santos, integrantes do Grupo de Trabalho do Vale do Itajaí, além de representantes das seguradoras associadas.


A abertura do encontro foi conduzida pelo diretor e coordenador do GT Vale do Itajaí, Leonardo Egert. Em seguida, o palestrante Eduardo Lara iniciou a apresentação, que teve como tema “Gestão do Tempo”.

Durante a palestra, Lara compartilhou reflexões e práticas voltadas ao aprimoramento da produtividade, organização e equilíbrio entre vida pessoal e profissional, abordando dicas de planejamento, priorização de tarefas e metodologias que auxiliam os profissionais a otimizar a rotina, reduzir desperdícios e alcançar melhores resultados.

 A exposição foi marcada por uma abordagem dinâmica e envolvente, iniciando com uma reflexão sobre os principais fatores que levam à perda de tempo no ambiente corporativo. O palestrante destacou a importância de definir corretamente os níveis de prioridade na tomada de decisões e na organização das atividades, apresentando técnicas práticas aplicáveis à gestão do tempo em diferentes períodos — diário, semanal e mensal.

  O conteúdo também abordou estratégias para o aumento da produtividade, otimização de processos internos e desenvolvimento de aspectos emocionais, promovendo uma rotina mais equilibrada e eficiente, tanto no trabalho quanto na vida pessoal.


Ao final, Lara encerrou o encontro com um convite à reflexão sobre como “fazer o tempo render”, valorizando não apenas a eficiência profissional, mas também a qualidade de vida.

Para os diretores, cada edição do PDES reafirma o compromisso do SindsegSC em estimular o crescimento e a inovação no setor de seguros, oferecendo conteúdos atualizados e práticas que contribuem para enfrentar os desafios do cotidiano corporativo.

Confira em nossa galeria de fotos e na TV SindsegSC um pouco mais de como foi esse encontro.

Sobre o PDES

Criado em junho de 2011, o Programa de Desenvolvimento dos Executivos do Seguro (PDES) tem como objetivo levar conhecimento técnico e comportamental aos profissionais das seguradoras associadas ao SindsegSC. O primeiro tema trabalhado no programa foi “Comportamento no Ambiente Corporativo – Etiqueta Empresarial e Social”, seguido por edições que abordaram assuntos como Seguros Patrimoniais, Comunicação e Oratória, entre outros, realizadas nas diversas regiões do estado. Desde sua criação, o PDES vem se consolidando como uma iniciativa de disseminação da cultura do seguro, valorizando o compartilhamento de informações do mercado e agregando conhecimento aos profissionais participantes por meio de módulos técnicos e comportamentais. Nesta edição, o foco foi o tema “Gestão do Tempo”, com o propósito de proporcionar novos aprendizados e práticas voltadas ao aprimoramento da rotina profissional e pessoal dos executivos do mercado de seguros catarinense.

Eduardo Lara

Corretor de seguros e de imóveis, consultor de finanças pessoais, palestrante de gestão do tempo, de investimentos e de vendas (temas sobre os quais já concedeu diversas entrevistas em TVs e rádios). Graduado em Publicidade pela Universidade Nove de Julho, de São Paulo, possui diversos cursos de extensão nas áreas de Planejamento Financeiro Pessoal, Estratégias Empresariais, Técnicas Avançadas de Vendas, Comunicação, PNL, Hipnose, Fidelização de Clientes e Marketing Digital. Tem mais de 25 anos de experiência na área comercial, incluindo seleção, contratação, treinamento e gerenciamento de equipes e franqueados nos ramos de venda de cursos, franquias, sites, Gestão Eletrônica de Documentos, outsourcing e equipamentos de impressão Oki, Canon e HP. Foi palestrante parceiro da Central Ailos, AMPE e CDL. Já atendeu a marcas como Jornal de Santa Catarina (Grupo NSC), SEBRAE, Unimed, RE/Max, Polícia Militar de SC, e atuou nas multinacionais Philips e Grupo AEGON.

Sobre o SindsegSC

É a entidade que reúne e representa as principais empresas do setor de seguros em Santa Catarina, carregando a responsabilidade de fortalecer o mercado e impulsionar o desenvolvimento econômico do estado. Ao longo de mais de 101 anos, o SindsegSC consolidou-se como referência na disseminação da cultura do seguro, na defesa dos interesses das suas associadas e na construção de uma sociedade mais protegida, consciente e preparada para o futuro. À frente da Gestão 2025/2028, o presidente João Amato conduz essa trajetória com o compromisso de honrar o legado de resistência e visão que trouxe o Sindicato até aqui, mantendo viva a missão de conectar pessoas, inspirar transformação e colaborar ativamente para o progresso de Santa Catarina.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras