Zurich reforça compromisso com agenda climática e sustentabilidade durante COP30
O mercado de seguros tem se destacado como um aliado importante da agenda climática, e a Casa do Seguro, promovida pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) durante a COP30, em Belém (PA), simboliza o compromisso do setor com a sustentabilidade e temas da estratégia ambiental. A Zurich, reconhecida pelas iniciativas Environmental, Social and Governance (ESG), reforça o comprometimento em conectar resultados financeiros a propósito e legado sustentável.
João Amato, diretor comercial da Regional Sul da Zurich Seguros, e Nathália Abreu, gerente executiva de Sustentabilidade da Zurich Seguros, destacam que a companhia busca contribuir com soluções concretas para mitigação e adaptação às mudanças climáticas, fortalecendo o papel das seguradoras como parceiras na proteção, prevenção e resiliência para pessoas, empresas e comunidades.
Durante o evento, que reunirá executivos das principais companhias de seguros e personalidades ligadas à agenda climática, a Zurich terá presença ativa com iniciativas que combinam preservação ambiental, inovação em produtos e engajamento social. “Entre as ações em destaque estão o apoio à restauração da Mata Atlântica por meio do projeto Floresta Zurich (Zurich Forest), em parceria com o Instituto Terra; o patrocínio à exposição Amazônia, de Sebastião Salgado; e a continuidade do Projeto Origens, em colaboração com o Imaflora, que promove cadeias produtivas sustentáveis com povos indígenas e comunidades tradicionais da região amazônica”, diz Nathália Abreu.
A companhia também pretende reforçar sua posição como modelo em sustentabilidade no mercado de seguros, enfatizando o avanço do portfólio de soluções alinhadas à agenda ESG e à transição climática, incluindo ferramentas de análise de risco como o Climate Spotlight, voltadas ao apoio técnico para empresas e governos.
A participação da Zurich na COP30 também evidencia oportunidades para os corretores de seguros. Nesse sentido, João Amato esclarece que, ao se posicionar como uma empresa comprometida com a transição climática e o desenvolvimento sustentável, a companhia amplia o portfólio de produtos e serviços conectados a essa agenda.
“[Isso] se traduz em novas possibilidades de negócios, especialmente em segmentos como energia renovável, infraestrutura verde, mobilidade elétrica e seguros residenciais e automotivos com atributos sustentáveis”, pontua o executivo.
No seguro automóvel, o Selo Verde, iniciativa da Zurich em parceria com o Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), reconhece oficinas que adotam práticas responsáveis, como o descarte correto de resíduos, além de incentivar a reparação em vez da substituição de peças.
No seguro residencial, a companhia amplia o conceito de sustentabilidade por meio de serviços como o descarte ecológico gratuito de móveis, eletrodomésticos e restos de obras. “Também temos ações de compensação de carbono em serviços de carro reserva e assistência 24h, neutralizando as emissões de CO2 geradas em cada atendimento, sem custo adicional ao cliente”, explica Amato.
A COP30 coloca em evidência o papel do seguro como ferramenta de resiliência econômica e social, aproximando ainda mais o corretor do debate sobre adaptação climática. “Essa discussão contribui para fortalecer a percepção de valor do corretor como consultor especializado, capaz de orientar clientes sobre riscos climáticos, prevenção e soluções de proteção alinhadas à sustentabilidade”, conclui Amato.
Fonte: CQCS