Índia: na rota do crescimento

Trezentos milhões de potenciais consumidores de classe média e 8% de crescimento econômico no último ano.  A Índia, que tem 1,16 bilhão de habitantes, mantém instituições democráticas, vem realizando um processo de abertura comercial, e oferece qualidade de mão-de-obra, fatores que tem atraído, cada vez mais,  a atenção de investidores estrangeiros. Somente o setor de seguros, de acordo com dados do Insurance Regulatory and Development Authority (IRDA), o órgão regulador e fiscalizador do setor naquele país, o crescimento registrado anualmente tem sido, em média, de 22%.  No primeiro semestre de 2006 foram US$ 28 bilhões em prêmios, sendo 84% em Vida e 16% em Ramos Elementares.  Segundo a última estatística da IRDA, de setembro de 2006, os prêmios na área de Vida cresceram 161,98% em relação ao mesmo período de 2005.  E o destaque neste segmento tem sido o microsseguro contra a exclusão social. Atrelado ao microcrédito como garantia de pagamento de empréstimos de baixo valor às comunidades rurais mais carentes daquele país, o microsseguro tem contribuído para a inclusão social e difusão da cultura do seguro. Na edição de dezembro/2006, a Revista de Seguros traz na reportagem de capa um panorama completo da economia da Índia, do seu processo de abertura comercial, e especificamente, do desenvolvimento do Seguro naquele País, que tem como ponto de partida a abertura do setor iniciada em 1999. A Revista, que começou a circular na semana passada, estará em breve disponível no site da Fenaseg, no menu Fenaseg, Publicações, Revista de Seguros. (Fenaseg)