Plano Padronizado para seguro de Transportes
A Comissão Técnica de Transportes realizou uma análise comparativa entre a Circular Susep nº 337/2007, que trata do plano padronizado para o seguro de transportes, e a Circular Susep nº 178/2001, que versava sobre o mesmo tema, e que foi revogada.
O objetivo do estudo foi destacar as modificações introduzidas no novo normativo editado este ano e que entrará em vigor a partir de 1º de julho de 2007, e dessa forma, subsidiar o mercado segurador na adequação de seus produtos às novas regras.
O normativo editado pela Susep contemplou várias sugestões do mercado, simplificando e tornando mais clara a redação do clausulado do plano padronizado para o seguro de transportes. A análise comparativa feita pelos técnicos apontou para a diminuição do número de coberturas básicas de 32 para 23. As coberturas especiais passaram de 24 para 17 e as coberturas adicionais passaram de 19 para 20.Dentre as modificações está a que tornou facultativa ao segurado a contratação ou não da cobertura adicional de frete, e também a possibilidade de contratar com a chamada cobertura básica “B”, a cobertura de Roubo. O estudo já foi encaminhado ao mercado pela Circular Fenseg 002/2007. (Fenaseg)