Mapfre Re abre escritório no País
A Mapfre Re, subsidiária local do maior grupo segurador da Espanha, inaugurou na semana passada suas instalações no Brasil. "A nossa aposta no mercado de resseguros no Brasil vem desde 1994, muitos anos antes da abertura", disse o diretor presidente da Mapfre Re Brasil, para uma seleta platéia de executivos da indústria de seguros reunidos no coquetel realizado no restaurante Leopoldo, em São Paulo.
A Mapfre Re instalou-se no Brasil em duas das três modalidades determinadas pela legislação local, resseguradora local e eventual, para disputar um mercado ainda pequeno, de aproximadamente US$ 1,5 bilhão, se comparado aos prêmios mundiais de resseguro de US$ 200 bilhões. "Nossa opção em ser local mostra o comprometimento em atendermos a todas as necessidades dos clientes brasileiros", disse ele, que coordenará as operações chilenas do escritório localizado na Vila Olímpia, em São Paulo.
O grupo opera em todas os segmentos de resseguro. Bosco reconhece que a crise financeira mundial trouxe uma certa preocupação das seguradoras brasileiras, que tem mantido boa parte de seus contratos com o IRB Brasil Re, ressegurador controlado pelo Tesouro Nacional e que deteve o monopólio da operação de resseguros por 69 anos. Segundo o executivo, tal situação é vista com normalidade pelos resseguradores diante da recente abertura do setor, em abril de 2008. "Aos poucos, a confiança se estabelece com o conhecimento de produtos e serviços diferenciados", diz Bosco.
A Mapfre foi um dos poucos grupos seguradores que apresentou bons resultados mesmo diante da crise financeira que abateu boa parte das companhias em todo o mundo. "Temos bons resultados, um rating forte, o total apoio da matriz e uma equipe local jovem, pontos prioritários para mantermos um relacionamento de longo prazo com nossos clientes, com rentabilidade para ambas as partes", disse.
O lucro líquido mundial consolidado do grupo Mapfre em 2008 registrou alta de 23%, para 900 milhões de euros. O faturamento cresceu 19%, para 17 bilhões de euros. Em 2008, a resseguradora do grupo movimentou prêmios de 1,7 bilhão de euros, alta de 11% comparado ao resultado de 2007. A Mapfre Re está presente em 17 países, sete na América Latina, entre eles Argentina, Colômbia, Chile, México, Venezuela e Brasil. Em 2008, a região foi responsável por 25% da carteira de prêmios. Em seguros, o grupo chegou ao País em 1992, com a compra da seguradora do grupo Bunge. Desde então não parou mais de investir no Brasil.
Fonte: Fenaseg