CNSeg lança ferramentas para combate a fraudes
A Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg) lançou mais dois modelos do Registro Nacional de Sinistros (RNS), para ajudar as empresas do setor na definição de uma política de subscrição de riscos, de combate a fraudes e de proteção aos negócios. Um deles é específico para o ramo de pessoas e o outro, para os riscos patrimoniais.
O RNS Pessoas, sucessor do RNS Vida, foi lançado em workshop organizado pela CNSeg, no Rio de Janeiro. Esse modelo foi solicitado pelo mercado e é considerado um passo importante no aperfeiçoamento do serviço de proteção dos negócios. “Contudo, seu bom desempenho dependerá da adesão das seguradoras, que devem repassar seus dados de sinistros à base do RNS para ampliar o escopo de ação do sistema”, comentou o diretor da Central de Serviços da CNSeg, Horácio Cata Preta.
Para ele, a troca de informações de sinistros entre as seguradoras é fundamental para melhorar os processos de contratação de cobertura e regulação de sinistros.
O sistema também permite obter informações sobre óbitos (tendo em vista que há tentativa de fraudes com nome de pessoas mortas), por meio de acesso à base de dados do Sistema Nacional de Óbitos (Sinob), da Dataprev, validando o falecimento do segurado ou do beneficiário indicado no contrato.
E ainda informações sobre invalidez permanente, doença terminal, acúmulo de um determinado beneficiário em diversos sinistros ou eventos avisados.
Esse conjunto de informações, segundo Cata Preta, permite ao subscritor de risco, dentro do prazo legal estabelecido pela Susep, recusar riscos indesejáveis ou até mesmo riscos já sinistrados, prevenindo e reduzindo a fraude ainda na etapa inicial da contratação.
Além disso, na fase de regulação, permite recusar o pagamento de indenização, evitando- se a tentativa de fraude.
A CNSeg informou ainda que o RNS Riscos Patrimoniais já está disponível e homologado. Esse sistema proporciona melhores condições para análise e aceitação de negócios, redução de custos com sinistros, abusos ou práticas ilícitas, evitando-se indenizações indevidas, atuando, também, no processo de prevenção e detecção das fraudes.
Seguradoras interessadas em aderir o RNS Riscos Patrimoniais devem solicitar o termo de adesão e a tabela de preços, através do e-mail siseg@cnseg.org.br.
Fonte: Segs Portal Nacional