Dia Mundial da Gentileza

World Kindness Movement luta por um mundo mais amável e justo; ABQV é representante do movimento no Brasil
Ao longo dos anos, atos de gentileza foram ficando cada vez mais raros no mundo todo. A rotina, o stress, os compromissos fizeram com que as pessoas se fechassem e deixassem de usar palavras do tipo “bom dia”, “por favor” e “obrigado”.
Com o intuito de resgatar essas simples atitudes, mas que fazem toda a diferença, um grupo de pessoas propagou o chamado “World Kindness Movement”. Esse movimento é representado no Brasil pela Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV).

O presidente da ABQV, Alberto Ogata, explica que a proposta de estimular a gentileza entre pessoas e grupos em seus países e comunidades levará à melhoria das relações interpessoais e, conseqüentemente, da qualidade de vida de todos. “A associação tem como objetivo influenciar processos de transformações sociais e organizacionais”, afirma Ogata.
A vice-presidente de projetos da instituição, Sâmia Simurro, completa esclarecendo que é preciso empregar a gentileza em nós mesmos. “Adotar um estilo de vida saudável, praticar atividades físicas com freqüência, manter uma boa alimentação e gerenciar os níveis de estresse são atitudes que contribuem para a construção de nossa ‘autogentileza’”, declara ela.

Conte sua história
Uma das melhores formas de promover a gentileza nas relações cotidianas é propagar histórias, exemplos e gestos que tornam a convivência mais agradável. No site da ABQV - http://www.abqv.org.br/ - é possível conhecer a evolução do movimento, ler situações reais e também conferir como está seu ‘grau de gentileza’, por meio de um teste.
Mas, o mais importante, é o espaço para que cada um deposite sua própria história, da qual foi agente ou beneficiado, de um ato de gentileza. As melhores narrativas podem ser publicadas em livros editados periodicamente pelo movimento mundial. Quanto mais histórias, mais a gentileza pode ser multiplicada.

Histórico
A idéia do “World Kindness Movement” surgiu em uma conferência realizada em Tóquio, em 1996. Por meio do intercâmbio de profissionais e pessoas de diversos países, o movimento pretende encorajar as ações que visam a construção de um mundo mais amável e justo. As atitudes que tomamos no dia-a-dia têm impacto em nosso corpo, e os atos de gentileza reduzem o estresse, melhorando a saúde das pessoas. Os atos de gentileza fazem com que o corpo, a mente e o espírito se sintam bem. Portanto, quanto mais gentis e solidários formos com os outros, mais benefícios e saúde teremos. Ser gentil faz bem para o corpo e para a mente.

Na reunião de Tóquio, em 1996, estiveram presentes participantes da Austrália, Canadá, Tailândia, Indonésia, Singapura, Londres, Estados Unidos, além de cinqüenta pessoas do Japão, entre eles um representante do Primeiro Ministro. O evento também contou com uma carta de apoio do Primeiro Ministro do Canadá. Além da troca de exemplos, ficou estabelecida uma network informal de troca de gentilezas, e o movimento passou a ser conhecido com o nome de “World Kindness Movement”.
A declaração do movimento foi assinada em setembro de 1997 por participantes de diversos países. Essa declaração pode ser encontrada no site, criado em abril de 1999, www.worldkindness.org.sg.

A ABQV – Associação Brasileira de Qualidade de Vida – foi fundada em 1995 por empresas e profissionais de diversas áreas ligadas ao tema da Qualidade de Vida, com o interesse de desenvolver novos valores e crenças dentro dos ambientes de trabalho. É uma entidade sem fins lucrativos, que busca aperfeiçoar as relações interpessoais e manter um ambiente organizacional sadio e solidário.
A missão da ABQV é “promover a integração e desenvolvimento de profissionais multidisciplinares voltados para atuação em qualidade de vida, divulgando tendências, provocando discussões, reflexões e formando opiniões balizadoras de estilo de vida, padrões e ambientes saudáveis”. Conta com associados por todo o Brasil, entre prestadoras de serviço e profissionais das áreas de administração, recursos humanos, medicina do trabalho, psicologia, serviço social, saúde e outras, além de empresas nacionais e multinacionais de diversos portes e áreas de atuação que promovem a qualidade de vida em seus ambientes.

Porto Seguro lança campanha para estimular gentileza no trânsito em todo o País
Após ganhar as ruas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e região Sul, a iniciativa que motiva motoristas e pedestres a terem atitudes gentis no tráfego chega a todo o Brasil

Se alguém tomar aquela vaga de estacionamento que você estava esperando, releve. Caso um motorista não deixe você ultrapassar, tolere. Se outro vier disposto a brigar, não dê brechas para continuar a discussão. Essas são algumas das atitudes gentis que a Porto Seguro pretende estimular no dia a dia com o lançamento nacional da Campanha “Trânsito mais Gentil: Um trânsito melhor começa com você”.

A iniciativa, lançada inicialmente em São Paulo no final de 2009 e depois estendida para o Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais, chega agora a todo o Brasil. O “Trânsito+gentil” conta com a adesão de diversas personalidades e abrange várias frentes: comerciais na tevê aberta, spots de rádio, anúncios em revistas com o adesivo da campanha para colar no carro e inserções de “cintas” em jornais, também com o adesivo do movimento.

Na primeira etapa dessa fase da campanha, as estrelas serão os atores Reynaldo Gianecchini, Eriberto Leão e Giovanna Antonelli. A veiculação será nacional, nas principais capitais e regiões metropolitanas de todo o Brasil.

“A ideia da campanha surgiu a partir da percepção de nossas próprias equipes de que a intolerância no trânsito tem aumentado”, explica Fabio Luchetti, vice-presidente executivo da Porto Seguro. “O tempo gasto com transporte já é suficientemente estressante. Por isso, nossa intenção é estimular a reflexão por meio do humor e do testemunho de figuras públicas, que também são motoristas, para que as pessoas evitem ou não agravem situações que diariamente causam mais desgaste e até mesmo violência nas ruas”, completa.

Situações de intolerância no trânsito têm alimentado estatísticas preocupantes, tanto no Brasil quanto no exterior. Só a Central 190 da Polícia Militar de São Paulo, por exemplo, registra diariamente uma média de 30 brigas envolvendo motoristas. Às sextas-feiras, dias que costumam registrar maiores índices de congestionamento, o volume de ocorrências cresce significativamente.

Conscientização
Além da campanha publicitária, o movimento “Trânsito+gentil” envolve diversas ações, incluindo a entrega de adesivos e brindes com a logomarca da campanha e a divulgação de vídeos na internet. É possível acompanhar todas as iniciativas pelo site www.transitomaisgentil.com.br. Os internautas também podem seguir o “@transitogentil” no Twitter.

Em São Paulo e demais cidades onde o “Trânsito+gentil” já está em andamento, foram distribuídos mais de 6 milhões de adesivos da campanha.

Para gravar os vídeos, a Companhia convidou personalidades que atuam em novelas, programas de humor e comédias “stand-up”. Já aderiram à campanha, divulgando o conceito do “Trânsito+gentil”, os atores Marco Luque, Alexandre Slaviero, Marcelo Mansfield, Caco Ciocler, Ângela Dip e Eduardo Martini, entre outros.

Comportamento humano e trânsito
Para desenvolver as ações que serão promovidas ao longo da campanha, a Porto Seguro se baseou em diversos estudos sobre a relação entre comportamento humano e trânsito. Entre as fontes consultadas, estão alguns estudos, como “Driving Anger Scaler” (Deffenbacher, Oetting e Lynch, 1994), que identificou as situações que mais “irritam” o motorista no trânsito (dirigir colado à traseira do carro; com o farol alto aceso; ultrapassagem pela direita; pedestre que atravessa a rua lentamente; congestionamentos; buzinaço; entre outras). Levantamentos de instituições de trânsito brasileiras, como o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), estimam que, todos os anos, 35 mil pessoas morrem no país vítimas de acidentes de trânsito causados por falha humana.

Fonte: Raf Comunicação