Mapfre prevê expansão na faixa de dois dígitos

PERSPECTIVA - Independentemente da Copa de 2014 e Olimpíada de 2016, grupo espanhol vê setor crescendo, puxado pela evolução da renda e da economia
O Brasil mantém em 2012 a posição de "jóia da coroa" do mercado de seguros internacional.

E a opinião predominante entre os grupos seguradores estrangeiros que atuam no País é de que a crise econômica mundial não terá reflexos no desempenho do setor nos próximos anos. "Sou otimista. Estou convencido de que o mercado de seguros vai continuar crescendo no mesmo ritmo dos últimos anos, no Brasil", afirma o presidente do grupo BB Mapfre nas áreas de Automóvel, Seguros Gerais e Affinity, Marcos Eduardo Ferreira.

Pelos números da Superintendência de Seguros Privados (Susep), de 2008 a 2010 o índice de expansão da atividade de seguros situou-se em dois dígitos, superior a 13%, bem acima do desempenho do Produto Interno Bruto (PIB). No período, o setor ostenta alta nas vendas de 33%.
Segundo ele, mesmo sem levar em conta os possíveis efeitos positivos das obras preparativas para a Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, é possível ter uma visão amplamente favorável sobre as perspectivas para a atividade de seguros.

As janelas de oportunidades, segundo ele, são diversificadas.
Surgem tanto na área de produtos massificados, a reboque da ascensão social e do aumento do poder aquisitivo das classes C e D, quanto no segmento de grandes riscos, puxado pelo aquecimento da economia brasileira e os investimentos em infraestrutura e logística. "As oportunidades são muitas e o nosso grupo não estabelece prioridades entre seguros populares e grandes riscos", diz o executivo, acrescentando que a ideia é continuar operando forte em todas essas áreas.
Marcos Ferreira aposta em um bom desempenho do grupo em 2012. Mas, se diz impedido de projetar percentuais de crescimento ou falar em valores, pois o Banco do Brasil tem ações negociadas na Bolsa de Valores. Mesmo assim, adianta que é possível crescer "acima da média do mercado".

Ele acrescenta que o grupo leva certa vantagem competitiva por contar com um dos maiores, senão o maior, portfólio de produtos e serviços do mercado de seguros no Brasil. Isso permite à BB Mapfre ter uma atuação bastante diversificada. A parceria firmada no ano passado entre a espanhola Mapfre e a BB Seguros aprofundou ainda mais essa característica.

No Brasil, para atender a um público cada mais exigente e bem informado, o grupo tem ao seu dispor 122 sucursais próprias e 18 diretorias territoriais e mais de 14 mil corretores cadastrados. As agências do Banco do Brasil complementam a rede de distribuição de produtos da seguradora.
As oportunidades são muitas e o nosso grupo não estabelece prioridades entre seguros populares e grandes riscos."


Fonte: Seguro em Pauta | Escola Nacional de Seguros