Economia brasileira cresce 2,7% no ano passado
A economia brasileira cresceu abaixo dos 3% no ano passado. Com alta de 0,3% no quarto trimestre em relação ao terceiro trimestre, o PIB brasileiro cresceu 2,7% no ano passado. Apesar da taxa reduzida de crescimento, o IBGE constatou uma melhora da atividade econômica no fim do ano passado, apesar de o setor industrial continuar patinando bastante. A atividade industrial, aliás, é apontada pelo baixo vigor do PIB. Ainda assim, o crescimento de 1,4% no último trimestre de 2011 em relação ao mesmo período de 2010 é um alento. Ainda mais considerando-se que o crescimento da atividade havia sido de 7,5% em 2011.
"Os números foram positivos, mas o recuo (frente a 2010) é fruto da base de comparação mais alta e de medidas do governo", entende a gerente da pesquisa do IBGE, Rebeca Palis, destacando aas medidas que limitaram o consumo e encareceram o crédito em 2011.
O consumo das famílias, com crescimento de 1,1% no quarto trimestre sobre o trimestre anterior, foi o destaque do PIB último trimestre de 2011. Já a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), uma medida de investimentos, cresceu apenas 0,2%. Já o setor agropecuário teve expansão de 0,9%, enquanto o setor de serviços cresceu 0,6%. Na ponta oposta, a indústria teve queda de 0,5 por cento no período, puxada pelo comportamento da indústria.
Fonte: Viver Seguro OnLine