Susep estuda novo modelo de fiscalização

Um novo modelo de fiscalização está sendo estudado e estruturado pela Susep e deverá começar a ser testado já este ano no mercado. A informação foi dada pelo diretor da Superintendência de Seguros Privados - Susep, Eliezer Tunala, na última sexta-feira, 18. Tunala que participou de evento na Câmara de Comércio Americana – Ancham, ministrando a palestra “A nova fiscalização da Susep – o que muda em 2005”, informou que diversas mudanças estão sendo discutidas e serão aplicadas num novo modelo de fiscalização, que estará totalmente implementado em 2007. Segundo o diretor, no novo modelo será realizada uma análise mais dinâmica voltada para a questão qualitativa, visando, ente outros pontos, a qualidade dos processos internos e a saúde econômico-financeira das empresas. Eliezer informou também que a fiscalização será realizada sem periodicidade, por uma equipe bem maior. “É um aprendizado que está sendo discutido. O modelo novo vai olhar novas questões como: práticas operacionais, se existem manuais bem definidos e se são colocados em prática”, comentou. Um dos pontos que também será muito observado é a questão da qualidade de atendimento ao cliente, entre elas, se a empresa tem tempo para fornecer informação e se possui Ouvidoria interna. “A Susep vai analisar, além de antigos processos, o volume de reclamações que chegam à Superintendência”. Será analisado ainda, se a empresa apresenta índices elevados de reclamações, se estas são resolvidas e se o cliente ficou satisfeito com o serviço prestado. O diretor completou dizendo que a Autarquia visa a satisfação do consumidor com a empresa e não a satisfação do consumidor com a Superintendência. Ainda sobre o novo modelo, ele destacou a importância das práticas operacionais e as diretrizes de controles internos. Ao final da palestra, Eliezer Tunala ressaltou também a importância da política de combate à fraude e disse que a fiscalização vai estar atenta a esta questão observando se as empresas possuem ou não segurança. (Fenaseg)