IRB: mudanças no modelo de gestão

O presidente do IRB-Brasil Resseguros, Marcos Lisboa, promoveu uma reestruturação no modelo gerencial da resseguradora estatal e criou três novas áreas que passam a se reportar diretamente a ele. Pela primeira vez, o IRB vai contar com uma ouvidoria - como já existe na Susep e nas seguradoras - e foi montada ainda uma equipe de pesquisas técnicas e outra de compliance, a área responsável pelo controle rígido de processos, para mitigar riscos. O objetivo das mudanças é aprimorar a gestão de riscos do IRB e também permitir o desenvolvimento de novos produtos. Com essas ações, Lisboa espera tornar a empresa cada vez mais competitiva, já vislumbrando um cenário futuro de abertura do mercado de resseguros no Brasil - hoje ainda um monopólio da estatal.Também faz parte desse processo a digitalização total das bases de dados atuais e históricas do IRB, uma vez que várias informações ainda estavam disponíveis somente em papel. Com os novos sistemas, Lisboa espera poder passar a gerar inúmeras novas estatísticas, que servirão como base de processos decisórios e de mitigação de riscos, além de permitir a expansão da atuação do IRB com o desenvolvimento de novos produtos."Uma empresa de resseguros tem dois ativos principais: uma base de dados com histórico de operações por um lado e, por outro lado, o capital humano, o conhecimento técnico por parte dos funcionários. A gestão adequada vem exatamente da boa junção das duas coisas, que gera uma boa análise técnica", avalia Lisboa, que também está investindo em treinamento de pessoal, inclusive com cursos no exterior. Segundo ele, os departamentos de pesquisa em atuária e matemática são uma tendência forte das operadoras de resseguros internacionais.Por outro lado, algumas áreas de negócios do IRB que estavam ligadas à presidência foram desvinculadas e ficaram submetidas às diretorias responsáveis por cada área de negócio da resseguradora."Mudamos a estrutura física também, não há mais salas separadas para a presidência e cada diretoria, estão todos no mesmo espaço agora, para gerar mais dinamismo e interação", contou Lisboa.Segundo o presidente, os resultados do IRB oscilam muito historicamente e é possível minimizar isso, com técnicas de gestão de risco. Além disso, há uma série de produtos novos que vem sendo lançados no mercado segurador e o IRB pode atuar como parceiro, desenvolvendo também produtos de resseguro acoplados. (Valor Econômico)