Sindicato apresenta principais ações dos últimos 12 meses

O principal objetivo do SindsegSC tem sido defender os interesses de suas associadas. Aparentemente simples, esta tarefa abrange inúmeras ações: o relacionamento com autoridades do Estado de Santa Catarina; a realização de fóruns e seminários para estudos e debates; a interiorização das atividades, visando disseminar o conhecimento do seguro e ampliar as oportunidades de negócios nas principais cidades catarinenses; atuação permanente das comissões técnicas; a ações educacionais em parceria com a Funenseg e com instituições de ensino superior; as ações e projetos de cunho social, entre outras iniciativas. Para que o nosso associado, os vários agentes ligados ao setor e a comunidade em geral possam avaliar o trabalho que o sindicato desenvolve, apresentamos um resumo das ações realizadas nos últimos 12 meses (de junho de 2005 a junho de 2006). Cumprindo o dever de, periodicamente, realizar um balanço de atividades, desejamos que sua leitura represente uma fonte de inspiração a todos que se dispõem a apresentar críticas e sugestões, nos auxiliando a desenvolver novas e inovadoras ações. O que se pretende é que o sindicato continue participando ativamente na busca de soluções que venham em benefício não apenas do mercado segurador, mas de todos os catarinenses. Paulo Lückmann Presidente Ações Institucionais * Promovemos reunião com o Secretário Estadual de Segurança Pública e Defesa do Cidadão, Comandante Geral da Polícia Militar, Chefe de Polícia Civil e diversas outras autoridades do setor, visando: incrementar ações previstas no Plano de Prevenção e Combate à Fraude; estabelecer canais de comunicação; propor um cronograma de reuniões periódicas e discutir a regulamentação de desmanches de veículos. * Realizamos visitas aos comandos regionais da Polícia Militar (Florianópolis e Norte de SC) afim de examinar estatísticas de acidentes de trânsito de roubo/furto de veículos e verificar planos de ações para repreensão ao crime. * Obtivemos sucesso na proposta de alteração da legislação referente à cobrança de IPVA, tornando-o proporcional para o caso de veículos roubados/furtados. * Promovemos reuniões com o diretor de informação e inteligência da SSP/SC para tratar a criação do Movimento SC Contra o Crime e implantar o sistema disque denúncias. * Propusemos ao Detran/SC o desenvolvimento conjunto e implantação de um sistema de gerenciamento de acidentes de trânsito. * Através do Centro Empresarial Blumenau, contribuímos para a construção do Centro de Eventos Vila Germânica. * Apoiamos campanhas de prevenção aos acidentes de trânsito. * Iniciamos a participação em Conselhos de Segurança (CONSEGs) nos principais municípios do Estado. * Participamos de grupo de trabalho formado pela Secretaria de Planejamento de Blumenau para alterações na legislação municipal sobre Segurança em Edificações. * Retomamos projeto para acesso on line ao banco de dados do Corpo de Bombeiros de SC (cadastro de alvarás, inspeções e laudos periciais). * Participamos ativamente da discussão de assuntos comunitários em reuniões da Intersindical (congrega os sindicatos patronais de Blumenau e região) e das Associações Comerciais e Industriais de Blumenau, Florianópolis e Joinville. * Promovemos reunião com a AMPE (Associação dos Micro e Pequenos Empresários de Blumenau e Região) a fim de estabelecer um programa de orientações (palestras, informativos e rádio) sobre qualidade dos riscos na empresa e levar informações sobre o mercado de seguros. *Realizamos palestra sobre seguros e gerenciamento de riscos na 26ª SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – da empresa Rigesa, Celulose, Papel e Embalagens Ltda. Ações Educacionais *Promovemos treinamento (para a diretoria do sindicato e principais executivos do mercado) sobre “Co-opetição: cooperando para ser mais competitivo”. *Realizamos palestras com os temas “Ouvidorias” e “Postura profissional: o diferencial nas relações de trabalho”. * Em parceria com a Funenseg/SC realizamos palestras sobre os temas “O saber e o bem estar no mundo empresarial” e “Os reflexos das novas regras nos seguros de vida”, nas principais cidades de SC. *Apoiamos o curso de Pós-Graduação em Gestão em Seguros (Convênio Funenseg/SC – ICPG) promovendo sua divulgação e concedendo bolsas de estudos. * Apoiamos palestras da ACTS – Associação Catarinense de Técnicos de Seguros. Ações técnicas e relações com o mercado *Desenvolvemos e apresentamos, nas principais cidades do Estado, projeto para realização de vistorias prévias em postos fixos. *Implantamos novos Grupos de Trabalho, nas cidades de Chapecó e Criciúma que, somados aos de Florianópolis e Joinville, permitiram expandir as atividades para todo o Estado. * Mantivemos atualizado o cadastro de prestadores de serviços (terceirizados) para o mercado. * Realizamos pesquisa de satisfação e de avaliação da qualidade em serviços terceirizados. * Através das Comissões Técnicas de Automóveis, Riscos Pessoais e Ramos Diversos, foram discutidos e encaminhados diversos assuntos de interesse do mercado. * Participamos (estande) do IV Simpósio Catarinense de Corretores de Seguros. * Participamos de reunião no Cesvi Brasil para, junto com os demais sindicatos, analisar projetos de interesse do mercado. Ações Sociais *Patrocinamos a impressão de 2080 cartilhas do Estatuto do Idoso, publicadas pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). *Doamos um bafômetro ao Comando da Policia Militar de Chapecó. *Realizamos campanhas para o Natal de 2005, arrecadando brinquedos e alimentos que foram doados para as entidades assistenciais e filantrópicas de Blumenau, Florianópolis e Joinville. *Promovemos a Campanha do Agasalho 2006, resultando na doação de aproximadamente 1000 peças de roupas e cobertores nas cidades de Blumenau, Gaspar, Florianópolis e Joinville. * Doamos aproximadamente 8 toneladas de papel (reciclagem) para o presídio de Blumenau. * Apoiamos o Programa Amigo do Seguro, desenvolvido pela Funenseg/SC, em parceria com o CIEE, que capacitou 20 jovens de baixa renda (estudantes do ensino médio) para ingressar, através de estágios, no mercado de seguros.*Criamos a Comissão de Responsabilidade Social, que irá definir critérios objetivos para a escolha, desenvolvimento e acompanhamento das ações sociais promovidas pelo sindicato.