Susep cria cartilha para segurados

Os compradores de seguros vão ganhar este mês uma cartilha de orientação. O material foi preparado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), o órgão responsável pelo setor no país. Segundo René Garcia, o titular da Susep, o principal objetivo do guia é para que o consumidor entenda o mercado e saiba o que ele está comprando quando faz um seguro. A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de que os bancos têm que obedecer o código de defesa do consumidor, segundo Garcia, serviu para confirmar a necessidade do guia. "Já tínhamos o plano de criar a cartilha, mas a decisão do STF veio acelerar o processo", disse ao Valor.Para divulgar o guia, a Susep tem várias estratégias. Entre elas, está a distribuição do material pelo Procon e pelas próprias seguradoras. A idéia é que as pessoas recebam o guia das seguradoras que são clientes. Para Garcia, o guia pode ser usado como suporte até pelo Procon para tomar suas decisões.A criação de materiais educativos é incentivado pela International Association of Insurance Supervisors (IAIS), associação internacional dos supervisores de seguros. No Reino Unido, por exemplo, a cartilha de seguros já tem tiragem de 15 milhões de exemplares. No Brasil, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) também tem um material semelhante, mas voltado para os investidores de fundos.O guia da Susep vem em conjunto com outras medidas para modernizar o mercado, como a criação de ouvidorias e as novas regras do seguro de vida. Os seguros no Brasil movimentaram R$ 51 bilhões no ano passado em prêmios. (Valor Econômico)