Cesvi integra comitê criado pelo Governo para combater violência no trânsito

O Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) vai participar do Comitê Nacional de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito.  O fórum foi criado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em decreto assinado no último dia 19 de setembro.   O diretor de operações do Cesvi (uma das entidades não-governamentais convidadas a integrar o grupo),  José Aurelio Ramalho, esteve presente à cerimônia de assinatura do decreto e oficialização do comitê.  “Sempre faço questão de lembrar que segurança viária faz parte do nome do Cesvi, está em nosso DNA, porque um dos nossos principais objetivos é contribuir para a redução do número de acidentes automobilísticos no País. Estamos muito orgulhosos desse convite e vamos trabalhar arduamente para ajudar esse grupo a melhorar a situação do trânsito brasileiro”, afirmou Ramalho, em nota divulgada pelo Centro.Atribuições - Coordenado pelo Ministério da Saúde, o comitê contará com a participação de órgãos governamentais, da iniciativa privada e ONGs. A intenção é fazer um diagnóstico do trânsito no País, propor estratégias e reunir iniciativas para prevenir acidentes e diminuir o número de mortes no trânsito. O comitê terá como principal atribuição formular e implantar políticas públicas integradas e permanentes relacionadas à segurança viária. Outra atribuição será promover a articulação intersetorial para a melhorar as estatísticas de acidentes no trânsito brasileiro. No ano passado, 35 mil pessoas morreram em acidentes de trânsito no País, o equivalente ao número de civis mortos na Guerra do Iraque, em nove meses de confrontos. O Cesvi é o único centro de pesquisa brasileiro dedicado à reparação automotiva e à segurança viária, e foi o primeiro da América Latina. (Fenaseg)