Seguro Patrimonial cresce 32% no primeiro bimestre

O novo ranking do setor de seguros que acaba de ser concluído pelo Sindicato dos Corretores de Seguros do Estado de São Paulo (Sinco-SP) aponta uma novidade em relação ao ano passado. Nos dois primeiros meses de 2007 os brasileiros parecem ter ficado mais preocupados com a segurança de suas casas. Só no primeiro bimestre deste ano, o ramo de Seguro Patrimonial cresceu 32%, em relação ao mesmo período de 2006. Nessa categoria quem reina absoluta é a AIG-Unibanco, que detém 37,03% do mercado. O crescimento da AIG nesse segmento foi meteórico. Saiu da terceira posição em 2006 para alcançar o topo e deixar bem para trás a segunda colocada — Itaú Seguros — que manteve os 9,6% de participação verificados no ano anterior. O bom resultado impulsionou o faturamento total — excluindo VGBL e Saúde — da AIG-Unibanco que, no primeiro bimestre deste ano deu um salto e surpreendeu o mercado ao tomar o primeiro lugar, até então mantido pela Bradesco Seguros. Nos dois primeiros meses de 2007 a AIG-Unibanco faturou mais de R$ 791 milhões, representando 12,40% do mercado total. A Bradesco Seguros ficou bem perto disso: R$ 783 milhões (12,27% de participação). Diferente do ramo de Seguros Patrimoniais, o seguro de Automóveis — grande filão do mercado — faturou 2% menos neste primeiro bimestre, em comparação com igual período do ano passado. Esse percentual representou um montante de R$ 61 milhões a menos nos cofres das seguradoras. Ainda assim, o seguro de autos continua sendo o grande responsável pelos bons resultados do setor. Somando-se os resultados das mais de 50 companhias que atuam no País com seguros para carros, a categoria faturou somente em janeiro e fevereiro de 2007 mais de R$ 2,923 bilhões. Nesse ramo, a líder é a Porto Seguro, com 16,18% de participação, seguida da Bradesco Seguros com 13,30% e da SulAmerica com 12,02%.   O ranking completo está disponível no site www.sincorsp.org.br