Planos de previdência mantêm fôlego e batem recorde de captação nos dois primeiros meses do ano

Com contribuições acumuladas nos dois primeiros meses de R$ 4,9 bilhões, o mercado de previdência privada bateu recorde de captação no período,com expansão de 28,25% sobre janeiro e fevereiro do ano passado, de R$3,8 bilhões. Dados da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi), entidade que reúne 89 companhias de planos de previdência privada e apólices de vida no País, apontam que, nesse período, a captação de VGBL cresceu 36,63%, passando de R$ 2,529 bilhões entre janeiro e fevereiro de 2007 para R$3,452 bilhões no mesmo período de 2008. O VGBL é o produto indicado para o investidor que não declara imposto pelo modelo completo. O PGBL – produto ideal para quem declara Imposto de Renda, uma vez que permite deduzir até 12% do montante a ser pago à Receita Federal - captou R$ 877,4 milhões, o que representa uma variação positiva de 19,6% em relação ao primeiro bimestre de 2007, quando atingiu a marca de R$ 733,6 milhões.No primeiro bimestre, a captação dos planos tradicionais apresentou alta de 2,1% no período, alcançando a marca de R$ 588,2 milhões entre janeiro e fevereiro de 2008, contra R$ 575,7 milhões captados no mesmo período de 2007. Os outros produtos de previdência (FAPI, PGRP e VGRP) captaram R$ 3,8 milhões, apresentando forte alta de 125% em relação ao mesmo período de 2007. (Fenaseg)