Capitalizações mantêm crescimento positivo

Os títulos de capitalização continuam com bom desempenho no mercado brasileiro. No balanço divulgado pela Federação Nacional de Capitalização (FenaCap), entidade que congrega 12 empresas atuantes no segmento, o faturamento acumulado de janeiro a agosto saltou para R$ 5,6 bilhões, 12% a mais em relação ao mesmo período de 2007. Em comparação a julho de 2008, o faturamento acumulado cresceu 13%, o que corresponde a R$ 628 milhões de receita mensal. Segundo dados da FenaCap, o setor projeta ampliação de 8,8% nas arrecadações até o final do ano. As reservas também apresentaram forte expansão em agosto, somando R$ 12,8 bilhões, 12% superiores às do ano passado. Segundo o diretor executivo da FenaCap, Hélio Portocarrero, operadores desses títulos não estão notando modificação na normalidade dos negócios devido à crise. Para ele, a aplicação em capitalização é independente das flutuações do mercado, já que a quase-totalidade dos investimentos é aplicada em renda fixa. "Enquanto a poupança é um investimento sem risco e de rentabilidade garantida, o título de capitalização funciona como uma forma de apostar na sorte, com a garantia de retorno do capital, e ao mesmo tempo se disciplinar para guardar dinheiro", afirma. Segundo ele, esse tipo de aplicação só será afetado se houver uma forte recessão mundial. "A preocupação do brasileiro em guardar dinheiro poupando quantias que cabem em seu orçamento familiar só aumenta", diz. O maior número de consumidores ainda se concentra na Região Sudeste do País, com mais de 50% de representatividade: São Paulo, com 37% da carteira, Rio de Janeiro, com 11%, e Minas Gerais soma 9%. (Clipp-Seg Online/DCI)