Captação de previdência privada sobe 18,5% até agosto e acumula R$ 20 bilhões, um recorde

O crescimento do mercado de previdência privada atingiu 18,5% nos oito primeiros meses do ano. A captação, no acumulado até agosto, atingiu a cifra recorde de R$ 20 bilhões, superando os R$ 17 bilhões obtidos no mesmo período do ano passado. Mais uma vez, o resultado foi inflado pelo desempenho do VGBL, que cresceu 25,3% no acumulado entre janeiro e agosto de 2008, totalizando R$ 15 bilhões, acima dos R$ 12 bilhões registrados no mesmo período do ano passado. Sua expansão deve-se à forte demanda puxada por participantes da classe C, tendo em vista que há produtos com baixíssimos valores de contribuição mensal, a partir de R$ 20,00. Os dados do mercado foram divulgados hoje pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida(FenaPrevi), a entidade que reúne 89 empresas do setor. Já a receita de PGBL, o plano para quem declara Imposto de Renda pelo regime completo – apresentou evolução de 6,7% no acumulado do ano, com captação de R$ 2,9 bilhões no período contra R$ 2,7 bilhões entre janeiro e agosto de 2007. A captação dos planos tradicionais registrou leve retração no período em relação a 2007: R$ 2,1 bilhões contra R$ 2,2 bilhões no ano passado. Os outros produtos de previdência (FAPI, PGRP e VGRP) captaram R$ 1,90 milhão, em comparação ao R$ 1,94 milhão registrado entre janeiro e agosto do ano passado.  Outro destaque nas vendas foram os planos para menores de idade. Dados da Fenaprevi revelam que, entre janeiro e agosto de 2008, tais planos cresceram 42,8%, consolidando captação de R$ 1,4 bilhão, contra R$ 981 milhões auferidos no mesmo período de 2007. Os planos individuais alcançaram R$ 15,9 bilhões entre janeiro e agosto deste ano, apresentando evolução de 18,1% em relação aos R$ 13,4 bilhões captados no mesmo período de 2007. Os planos corporativos captaram, por sua vez, R$ 2,8 bilhões no período contra R$ 2,5 bilhões entre janeiro e agosto do ano anterior. Com o resultado acumulado até agosto, as provisões– recursos acumulados pelos participantes do sistema de previdência complementar – alcançaram R$ 135,2 bilhões, representando alta de 22,4% em relação ao parcial do ano passado, quando  somavam R$ 110,4 bilhões. (Fenaseg Online)