Anfavea ganha tempo para instalar rastreador

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) acolheu o pedido da indústria automobilística de implementar de forma gradual os dispositivos anti-furto na frota do país. De acordo com a Resolução nº 295, publicada no Diário Oficial da União na edição de sexta-feira, as montadoras terão até agosto de 2010, e não do ano que vem, para cumprirem as exigências do órgão regulador.  Conforme o Valor havia antecipado, a instalação dos dispositivos, também conhecidos como rastreadores, será iniciada em agosto de 2009 em 20% dos automóveis que saírem de fábrica, passando para 40% em fevereiro de 2010 e, somente em agosto do mesmo ano é que 100% da frota estaria equipada conforme a determinação do Contran. Os mesmos prazos terão de ser seguidos por fabricantes de caminhonetes e utilitários.  O pedido foi encaminhado por meio da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Além do tempo inicial dado aos fabricantes para a adequação da produção, o custo do equipamento e a falta de especificações tecnológicas fizeram com que as montadoras recorressem ao governo federal para alterar o cronograma de implementação.  A obrigatoriedade de instalação de rastreadores é válida também para motocicletas, caminhões e ônibus, mas os prazos não são os mesmos. No caso das motocicletas, a totalidade da frota com o dispositivo anti-furto só sairá de fábrica em dezembro de 2010. O processo terá início em agosto do ano que vem com 5% da produção. Já os caminhões e ônibus estarão equipados no mesmo prazo dos automóveis, mas os percentuais de instalação são diferentes. Em agosto do ano que vem, 30% da produção receberá o rastreador, em fevereiro de 2010 a fatia será de 60% e em agosto, 100%. (Clipp-Seg Online/Valor Econômico)