Planos de previdência crescem 630% entre 2001 e 2010, diz Fenaprevi

Os planos de previdência privada aberta registraram forte crescimento na década passada. De acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (16) pela Fenaprevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida), os aportes anuais aos planos do segmento aumentaram 630%, ao passarem de R$ 7,3 bilhões, em 2001, para R$ 46 bilhões em 2010.

Segundo a entidade, esses números resultam em uma taxa média de crescimento de 25,51% “refletindo, claramente, o acerto das políticas adotadas para o segmento, pelo governo e pelo mercado”.
Além disso, a Fenaprevi considera que a economia estável e a modernização dos produtos, com a criação do PGBL (PLano Gerador de Benefício Livre) e VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre), “trouxeram uma nova perspectiva para os brasileiros no desenvolvimento da cultura da formação de poupança doméstica de longo prazo”.

Provisões

As poupanças acumuladas em produtos do segmento (provisões) também registraram crescimento significativo. De acordo a entidade, elas saltaram de R$ 20,96 bilhões, em 2001, para R$ 216,2 bilhões no final do ano passado.

Já a participação do segmento na formação do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro evoluiu de 0,82% em 2001 para 1,45% em 2010, considerando as receitas anuais. “O total de estoque de previdência privada aberta, que atualmente soma R$ 223,6 bilhões, já equivale a 6% do PIB estimado para 2010”, analisa Marco Antonio Rossi, presidente da Fenaprevi.

Fonte: Infomoney