Allianz Seguros ingressa em Manaus

A Allianz Seguros, que pertence ao maior grupo segurador do mundo com presença em 70 países, desembarca em Manaus (AM). A projeção é cadastrar e dar suporte aos corretores locais. A unidade atenderá também o Estado de Roraima e será a segunda da região Norte do país, já que a companhia conta com uma filial em Belém e representações que atendem Rondônia e Acre. Além da inauguração da unidade, a empresa projeta aportes em relacionamento e treinamento com corretores, marketing, como o anúncio do seguro oficial da Casa Cor Manaus, e ações publicitárias.

“Temos como meta nos consolidar em Manaus, um mercado forte e em franca expansão, com a comercialização de todos os produtos da nossa carteira de seguros”, revela o superintendente da região Centro Oeste e Norte da Allianz Seguros, Leonardo Marins.

A Allianz quer aproveitar a efervescência do mercado local para intensificar sua atuação em seguro de automóvel. Com cerca de 460 mil veículos em circulação, a frota aumenta em média anual de 20%, segundo dados do DENATRAN.

O foco da empresa também será a oferta de seguro residência e condomínio. Nesta última carteira, a seguradora ocupa o primeiro lugar no ranking nacional. Mesmo antes de chegar oficialmente na região, a Allianz mantinha negócios na área de construção civil por meio da carteira de riscos de engenharia com suporte da filial Belém e da sua matriz, em São Paulo.

A venda de casas e apartamentos residenciais e comerciais em Manaus aumentou em 10% no primeiro trimestre deste ano, comparando ao mesmo período em 2010. Depois de São Paulo, Manaus passou a ocupar o segundo lugar, entre as capitais que mais cresceram com o mercado imobiliário no país, de acordo com o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Amazonas, SINDUSCON.

O faturamento do Polo industrial de Manaus cresceu 13,9% em abril na comparação com igual mês do ano passado e também aumentou seus postos de trabalho, chegando a um volume histórico de cerca de 114 mil trabalhadores diretos, de acordo com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). “Queremos também aproveitar o potencial com a comercialização de seguro de vida, já que é um produto que normalmente é contratado pelas empresas”, explica Leonardo Marins. A capital amazonense conta com cerca de 450 empresas em potencial para esse tipo de apólice.

Dados da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) apontam que o desempenho do mercado de seguros na região Norte superou a média nacional em volume de prêmios (venda de seguros): enquanto o país registrou 17% de crescimento no ano passado, a região Norte obteve expansão de 22%. Manaus é a praça que mais cresce na região Norte. O PIB de Manaus em 2010 foi de R$ 47,5 bilhões, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Fonte: Revista Cobertura | Virta Comunicação/Allianz Seguros