Mapfre divulga resultados positivos em 2011

Os principais indicadores do grupo espanhol Mapfre fecharam no azul no ano passado. O lucro líquido do grupo totalizou 963 milhões de euros, aumento de 3,2% sobre o ano imediatamente anterior. Ao divulgar os resultados, o presidente da Mapfre, José Manuel Martínez, informou que as receitas subiram 14,9% no ano, para 23,530 bilhões de euros. O bom desempenho, disse, deveu-se à evolução favorável do negócio na Espanha (com destaque para o crescimento observado em Vida e Residencial e comportamento significativamente superior ao do mercado no Seguro de Automóveis) e ao excelente desenvolvimento da atividade internacional, cujos prêmios tiveram um crescimento de 21%.

Os prêmios consolidados de Seguro e Resseguro totalizaram 19,600 bilhões de euros, aumento de 15,5% no comparativo anual. E o patrimônio líquido do grupo em 2011 teve um aumento de mais de 1,900 bilhão de euros; e ao passo que o endividamento caiu 207 milhões de euros.

Além disso, o grupo aumentou a rentabilidade do seu negócio em 7,3%, apesar de o exercício 2011 ter sido marcado por um considerável número de catástrofes naturais. Estes resultados, obtidos em um contexto econômico extremamente complexo, mostram a força financeira do Grupo, o sucesso de sua diversificação internacional e de sua gestão.

Também no exercício de 2011, a empresa continuou avançando na redefinição de suas estruturas, com o objetivo de seguir crescendo e visando a aproveitar as sinergias que lhe permitam aumentar sua eficiência. É neste sentido que se encaixa a aprovação de uma nova estrutura operacional para a Espanha, que supõe uma importante simplificação com relação ao modelo anterior e a maximização da sua atividade comercial, totalmente direcionada ao cliente, que é o eixo em torno do qual gravita toda a atuação do grupo.


Fonte: Viver Seguro OnLine