Seca atinge o Sul do Estado

CRICIÚMA - O clima das últimas semanas continua a causar prejuízos aos municípios do Sul do Estado. No mês passado, um temporal provocou alagamentos e destruição em Criciúma, Forquilhinha e Nova Veneza. Agora, Içara e Maracajá decretaram situação de emergência por conta da estiagem.

Segundo a Defesa Civil do Estado, 110 municípios estão em situação de emergência. Em Criciúma, a coordenadora da Defesa Civil, Angela Melos, espera receber hoje da prefeitura um relatório sobre os prejuízos causados pela seca.

– Temos que ter cautela neste momento, ver o que foi afetado e quantas pessoas passam por dificuldades – alerta Angela.

O abastecimento de água permanece normal, mas na área rural agricultores começam a ficar pessimistas. Alguns improvisam uma irrigação manual para amenizar os efeitos da seca.

– O negócio é olhar para o céu, ver se a chuva vem – comenta o agricultor Pedro Manoel Rabelo.

Em Içara, produtores rurais de localidades mais distantes ficaram sem água e pediram abastecimento com caminhões-pipa, o que levou o prefeito Gentil da Luz a decretar a situação de emergência. Em Maracajá, o diretor de Agricultura, Alacide Rocha, informou que 80% das lavouras do município sofreram danos, assim como as pastagens.


Fonte: Jornal de Santa Catarina