Ação para trocar informações

Diminuir os crimes de furto e roubo de casas, comércios e veículos, mais frequentes nas regiões central e Norte de Joinville. Este é o objetivo do trabalho entre as polícias Militar e Civil, anunciado ontem. Agora, as corporações irão unir forças para trocar informações e intensificar o combate aos crimes.

No primeiro momento, a integração será maior com o 8° Batalhão da Polícia Militar (BPM) porque 70% desses crimes ocorrem na região atendida pelo batalhão. Mas a intenção é ampliar para o resto da cidade e abranger outros crimes.

Segundo o comandante do 8° BPM, tenente-coronel Eduardo Luiz do Valles, as rotinas policiais permanecerão as mesmas e o resultado será apresentado em reunião mensal entre os comandos.

A preocupação maior é com o roubo porque, geralmente, o bandido está armado e coloca a vida de outras pessoas em risco.

Segundo o delegado coordenador da Divisão de Investigação Criminal (DIC), Marcel de Oliveira, o compartilhamento de informações pode ajudar a manter o criminoso preso, por exemplo. “Nós queremos evitar que o cidadão preso, sendo autor de crimes anteriores, tenha a oportunidade de se esquivar dos outros delitos cometidos, por falta de comunicação”, explicou.

Como não se trata de uma operação específica e sim de um modelo de trabalho, a união de esforços não tem data para terminar. Em 30 dias, os primeiros resultados devem ser apresentados.

Fonte: Jornal A Notícia