Perspectivas animadoras para seguradoras que atuam em Santa Catarina

As seguradoras que atuam em Santa Catarina dispõem de um cenário positivo para os negócios, tendo em vista a perspectiva de aumento de consumo das famílias e, em consequência, a necessidade de contratação de seguros para novos bens ou da linha pessoal. É o que mostra a nova pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), realizada pela Fecomércio. Em maio, este indicador teve alta de 2,2 pontos percentuais na comparação com abril. O crescimento é ainda maior na comparação anual (11%). Assim, a ICF alcançou este mês o elevado patamar de 146,5 pontos (a escala vai de 0 a 200 pontos). Destaque para os bens duráveis como os carros e imóveis, que se encontram em bom momento.

Para a Fecomércio, esta expansão pode ser atribuída ao crescimento do emprego e da renda e também às novas facilidades de acesso ao crédito, medidas que ampliam o otimismo das famílias de Santa Catarina, principalmente em relação à perspectiva futura de consumo.
Na a avaliação da Fecomércio, apesar do ritmo tímido de crescimento das vendas neste início de ano, a perspectiva continua sendo de crescimento no segundo semestre. O emprego e a renda continuam em aceleração, e o acesso ao crédito voltou a apresentar elevados indicadores.

Os três subíndices que medem a situação atual apresentaram em maio expressivas taxas de crescimento, tanto na comparação mensal quanto na variação anual. O ‘emprego atual’ cresceu 1,6% no mês, e 18,9% em relação ao mesmo período do ano passado, chegando aos 154,9 pontos. A ‘renda atual’ aumentou 1,2% e 11,7%, no mês e ao ano, respectivamente. Aqui o patamar atingido foi de 157,6 pontos. E o ‘nível de consumo atual’ teve incremento de 4,3% neste mês e de 13,3% na comparação anual, o que levou o indicador aos 113,1 pontos.

Trabalho. Explicam essa significativa alta os dados do mercado de trabalho. Santa Catarina continua criando novas vagas de emprego. E a renda também segue em expansão, na maioria dos casos, pela atual escassez de mão de obra que vem impulsionando os ganhos salariais.
Já o subíndice ‘acesso ao crédito’, que no final do ano passado estava em patamar reduzido, apresentou forte recuperação e atingiu os 159,1 pontos em maio. Crescimento mensal de 3,7% e anual 1,3%. Aqui as medidas tomadas pelo governo federal, de facilitação ao crédito com menores taxas de juros e maiores prazos de pagamento, tiveram influência direta em tal recuperação. O que indica que o segundo semestre será de retomada do ritmo de vendas da economia.

O momento continua sendo bastante favorável para os bens duráveis. O indicador pelo qual estes bens são medidos é o maior dentro da ICF de Santa Catarina em maio. Está na elevada casa dos 180,2 pontos. Com crescimento mensal de 0,4% e anual de 3,9%.
Neste caso é possível apontar que, novamente, a expansão da demanda dos consumidores que se anuncia será em grande parte direcionada para o setor de bens duráveis.
Perspectivas. O indicador que aponta para as perspectivas mostra um futuro favorável ao consumo. O item ‘perspectiva de consumo’ segue seu crescimento constante e registra alta também em maio: de 9,8%. Além do crescimento anual de 23,6%, que o fez alcançar os elevados 156,1 pontos. Com esta análise, é possível prever que as novas facilidades de financiamento da economia brasileira e catarinense em parte serão absorvidas pelos consumidores em direção ao consumo, o que reforça a tese de um segundo semestre de ritmo de vendas mais acelerado.

Fonte: Viver Seguro OnLine