Agência Fitch Ratings afirma notas da Bradesco Seguros

A agência de classificação de riscos Fitch Ratings afirmou os ratings de Força Financeira de Seguradora (FFS) da Bradesco Seguros, em escala internacional e nacional, A- e AAA respectivamente, informa nota à imprensa da seguradora. A afirmação reflete a manutenção do forte suporte de sua matriz, Banco Bradesco S.A., e considera os resultados positivos do grupo: 32% no primeiro trimestre de 2012, em comparação aos 29% em 2011 e 2010. De acordo com a agência, as notas foram atribuídas levando-se em conta “o desempenho consistente ao longo dos ciclos econômicos, a prudência na constituição de provisões técnicas e os bons índices de liquidez e de capitalização.”

O desempenho da Bradesco Seguros permaneceu estável e favorável em 2011. Os índices de sinistralidade permaneceram inalterados, principalmente devido aos bons controles e ao foco em produtos massificados. A Fitch considera improvável que este perfil mude significativamente, a médio prazo, e acredita que a companhia manterá os índices de sinistralidade sob controle. Além disso, espera-se que os esforços para redução de custos mantenham os indicadores de eficiência nos mesmos patamares em 2012. Em função da queda das taxas de juros no país, a Fitch acredita que haverá redução do resultado financeiro.

A alavancagem operacional, medida pelo índice passivo/patrimônio líquido, de 8,6 vezes, permanece relativamente alta e tem aumentado gradualmente nos últimos anos. Isso é reflexo da alta participação da companhia nos segmentos de vida e previdência (cujas provisões técnicas corresponderam a 88% das provisões técnicas brutas em dezembro de 2011) e das práticas conservadoras da constituição de provisões (provisões técnicas líquidas/prêmios ganhos líquidos de cerca de 5 vezes nos últimos cinco anos). A Fitch acredita que a alavancagem operacional atual é adequada para os ratings da companhia, dado o forte suporte do controlador.

Em 2011, a Bradesco Seguros manteve a participação de mercado em todos os segmentos de atuação. Seus prêmios totais, incluindo contribuições, cresceram 23%. “Evolução maior do que a esperada”, frisa a agência.

Fonte: Viver Seguro OnLine