Sustentabilidade: IPVA verde dará descontos para quem menos poluir no Rio de Janeiro

Um projeto do governo do Estado, em parceria com o Governo Federal vai instituir a partir de 2013, o IPVA Verde. A proposta é conceder descontos de até 20% nas tarifas, para veículos com maior eficiência ambiental.

Desde 2009, o Ibama vem monitorando os níveis de emissão de gases, pelos veículos leves produzidos no País. Para isso, criou o programa Nota Verde, onde os carros são classificados, de acordo com os níveis de gases poluentes, que emitem na natureza.Para elaborar as novas tabelas do IPVA, com desconto, o governo levará em consideração a classificação feita pelo programa do Ibama. Os veículos serão etiquetados com estrelas, de acordo com sua eficiência ambiental e o veículo que obtiver cinco estrelas será o que menos polui, e consequentemente o que terá o maior desconto.

Integrantes das Secretarias Estaduais de Fazenda e de Meio Ambiente já estão trabalhando na elaboração dos novos cálculos, que devem levar em consideração o número de automóveis em cada um dos grupos estabelecidos pelo programa Nota Verde, criado pelo Ibama.

Para o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, o projeto tem todos os atrativos para ser um sucesso, uma vez que para o ministro, os brasileiros gostam tanto de descontos, que logo estarão aderindo ao programa, que pretende unir preservação ambiental com uma redução nas tarifas do IPVA.

Fonte: Jornal O GLOBO / CNSeg Sustentabilidade em Seguros