Artigo de professores da Unochapecó recebe prêmio

O artigo “Levantamento das diretrizes e ações estratégicas para a saúde do idoso com base no plano municipal de saúde”, desenvolvido pelos professores Clodoaldo Antônio de Sá e Vanessa Corralo, da Unochapecó, foi selecionado e premiado entre os 13 melhores, de um total de 140 avaliados, que serão publicados no suplemento 2012 da Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano.

O trabalho estuda a temática do envelhecimento humano e foi desenvolvido vinculado ao mestrado em Ciências da Saúde da Unochapecó, juntamente com a professora Adriana Hillesheim, docente do curso de Enfermagem da instituição. Ele foi escolhido durante o Congresso Internacional de Estudos do Envelhecimento Humano, que ocorreu na Universidade de Passo Fundo (UPF) e contou com a presença de mais de 600 participantes.

O congresso teve como temática “Os desafios do saber envelhecer” e reuniu palestrantes do Brasil, Alemanha, Portugal e Colômbia. De acordo com Clodoaldo, além de ser um espaço para discussões sobre os aspectos biológicos, psicológicos, sociais e políticos do envelhecimento humano, o evento permitiu a troca de experiências com pesquisadores do Brasil e do exterior.

Esses contatos também foram importantes para promover a aproximação entre diversos estudiosos da temática do envelhecimento, com vistas ao estabelecimento de parcerias para o desenvolvimento das pesquisas na área, acrescenta o professor. 


Professores apresentaram o trabalho durante o Congresso Internacional de Estudos do Envelhecimento Humano (Foto: Divulgação)

Fonte: Noticenter