Mercado de capitalização mantém ritmo acelerado de crescimento

Pelo sétimo mês consecutivo no ano, o setor de capitalização registrou crescimento expressivo nas receitas. Em julho, o faturamento alcançou 9,2 milhões de reais, avanço de 19,5% em relação a igual período do ano passado. No acumulado do ano, as empresas devolveram aos clientes mais de 6 bilhões de reais e foram pagos mais de 480 milhões de reais em prêmios, crescimento de 19,1% e 27,2%, respectivamente. Os resultados foram recebidos com otimismo pela Federação Nacional de Capitalização (Fenacap).
"Não há dúvida de que o produto é um grande atrativo para quem quer acumular recursos e ainda concorrer a prêmios em dinheiro", diz Marco Barros, presidente da Fenacap.
O aumento é atribuído, em parte, ao crescente interesse da chamada nova classe média pelos títulos de capitalização. Segundo o executivo, ainda que não sejam considerados investimento, e não possam ser comparados a qualquer outro instrumento financeiro convencional, uma vez que devolvem ao fim do período de vigência os valores depositados atualizados monetariamente, os produtos vem sendo cada vez mais procurados por aqueles que buscam uma forma simplificada de guardar dinheiro. "Capitalização é particularmente indicada para quem está dando os primeiros passos no mercado financeiro", assinala, acrescentando que é um instrumento que ajuda a desenvolver a disciplina e o controle sobre as finanças pessoais.
Segundo Marco Barros, como há carência para resgate, geralmente de 12 meses, e alguma perda para quem retira o dinheiro antes do fim do prazo de capitalização, os títulos acabam sendo um aliado importante para a formação de reservas, uma vez que as pessoas pensam duas vezes antes de sacar.
Para o presidente da Fenacap, essas características, aliadas ao aspecto lúdico dos sorteios, explicam o fato de a aplicação em títulos de capitalização ocupar o segundo lugar na preferência dos brasileiros, perdendo apenas para a Caderneta de Poupança, conforme atestam dados divulgados recentemente.

Fonte: Seg Notícias