CEO da Zurich avalia criação da Segurobrás

A Câmara dos Corretores de Seguros do Estado de São Paulo recebeu Hyung Mo Sung, CEO de Seguros Gerais da Zurich Seguros, em sua 13ª Tribuna Livre, dia 24 de setembro. O presidente Jorge Teixeira Barbosa, da Aconseg-SP, estimulou-o a avaliar a criação da Segurobrás. “É importante para todos que atuam no mercado segurador brasileiro saber a opinião dos líderes das seguradoras que atuam no Brasil, sejam elas nacionais ou multinacionais, pois a Segurobrás afeta a todos”, destacou Jorge.

Na visão Hyung, não está claro o que a estatal agregará ao mercado. “Se a Segurobrás não tiver reserva de mercado, tudo terá de ser licitado e ela será mais uma seguradora. O ruim será se ela tiver uma reserva de mercado”, disse, ao citar como exemplo a Cosesp, pois não havia licitação nos seguros em que a seguradora estava envolvida. “Tínhamos claramente uma reserva de mercado e qualquer patrimônio público com a seguradora Cosesp dispensava licitação”.

Segundo o executivo, embora as estatísticas mudem, estima-se que hoje mais de três mil empresas no Brasil estejam sem cobertura de resseguro, devido à má qualidade dos riscos. “Se a Segurobrás for aceitar os riscos ruins, teremos sérios problemas porque isso vai significar aumento de déficit público e a sociedade é quem irá pagá-lo”.

Fonte: Viver Seguro OnLine