Escassez de talentos preocupa o setor

O receio de perder colaboradores de alto desempenho nos próximos 12 meses aumentou entre as lideranças brasileiras do setor financeiro, segundo pesquisa da Robert Half, empresa líder em recrutamento especializado. No início do ano, esta era a preocupação de 71% dos executivos, mas, em outubro, ela já envolvia 90% deles. O levantamento ouviu 2.528 CFOs (Chief Financial Officer) de 19 países e grandes centros.

“No mercado de seguros a preocupação é ainda maior. Os profissionais não conseguem acompanhar com rapidez as transformações que o setor vem sofrendo. Essa carência de qualificação adequada resulta em perspectivas menores de crescimento para o profissional”, explica a gerente da Divisão de Mercado Financeiro da instituição, Ana Guimarães.

Segundo a executiva, as soluções encontradas pelas empresas de seguros para suprir esta lacuna têm sido oferecer remunerações acima da média a fim de reter seus talentos, procurá-los no setor bancário ou, ainda, investir no treinamento dos próprios colaboradores.

Algumas companhias também têm procurado as Escolas Superiores Nacionais de Seguros, no Rio de Janeiro e em São Paulo, em busca de talentos já com uma formação que una conhecimentos de gestão, seguros, previdência e resseguro. É o que explica o diretor acadêmico das instituições, Claudio Contador.

“O nosso bacharelado em Administração tem o diferencial de ser focado na indústria de seguros. Por isso, a carga horária ultrapassa a exigida pelo Ministério da Educação para um curso como este. É como se nossos egressos já se graduassem com uma especialização nesta área”, afirma Contador.

O Curso Superior de Administração com Linha de Formação em Seguros e Previdência está com inscrições abertas até 7 de janeiro de 2013, para os vestibulares que serão realizados no Rio de Janeiro e em São Paulo, no dia 13 subsequente. São oferecidas 50 vagas em cada capital. Mais informações podem ser obtidas no www.esns.org.br.

Fonte: Escola Nacional de Seguros