Montadoras devem aumentar oferta de financiamento

As vendas de seguros de automóveis devem ser favorecidas pela perspectiva de aumento do financiamento de veículos. O presidente da Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras, Décio Carbonari, projeta uma expansão de 8% nos empréstimos para a compra de carros neste ano, o que deve elevar os recursos de R$ 201,6 bilhões registrados em 2012 para R$ 217,7 bilhões até dezembro próximo.

Levantamento divulgado pela entidade mostra que houve alta de 0,3% no saldo para financiamentos em relação a 2011. Ele destaca que a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), no ano passado, foi importante para manter o desempenho das financeiras de montadoras no terreno positivo. Sem o incentivo, o segmento não teria apresentado crescimento, acrescentou ele, lembrando que em maio de 2012, quando não havia o beneficio do IPI, as vendas se comportaram de forma muito mais modesta” e caminhavam para retração.

Ele também avaliou a elevação da taxa de inadimplência do financiamento de automóveis. Segundo ele, o ciclo de alta teve início em janeiro de 2011, em virtude dos gastos excessivos dos consumidores nas compras de fim de ano, permanecendo em ascensão. Mas as taxas não retrocederam e permaneceram altas em 2012. “Em 2011, o grande susto foi que a inadimplência veio e continuou crescendo sem parar até maio de 2012”, disse.

Em resposta, os bancos tornaram-se mais severos na concessão de crédito, tornando-o menos acessível para pessoas de baixa renda, camada da população com taxas de inadimplência em maior crescimento.

Fonte: CNseg