Chuvas elevam número de sinistros de seguradoras

Os prejuízos provocados por chuvas intensas nos grandes centros urbanos, como Rio de Janeiro e São Paulo, voltam a bater à porta das seguradoras na forma de sinistros. A SulAmérica Seguros, Previdência e Investimentos, por exemplo, constatou alta no volume de chamadas nas centrais de atendimento. Tanto que, de janeiro até a primeira quinzena de março, foram realizados mais de 550 atendimentos decorrentes de enchentes, granizo e quedas de raio nestes estados. Em 2012, foram aproximadamente mil atendimentos dessa natureza, sendo que um terço dessas ocorrências aconteceu no estado de São Paulo.

O seguro de automóveis cobre danos ocasionados em decorrência de causas naturais, como inundação, alagamento, ressaca, ventos fortes e queda de objetos, por exemplo, árvores e grandes galhos. "Caso o cliente passe por uma situação dessas, o veículo é levado para um Centro Automotivo ou oficina, onde um perito da seguradora avaliará a extensão dos danos. Essas situações são previstas na cobertura básica do seguro oferecida por grande parte do mercado segurador", afirma o diretor de Automóveis da SulAmérica, Eduardo Dal Ri.

Além disso, caso a ventania derrube uma árvore ou qualquer outro objeto que atinja somente o vidro do veículo, o segurado pode a cionar a cobertura de vidros, cuja complexidade e custo do reparo são menores. "A SulAmérica possui uma estrutura preparada, com reboque, oficinas referenciadas e 35 Centros Automotivos (C.A.S.A.s) para atender todos esses casos e auxiliar o segurado a não ter dor de cabeça na hora de consertar o seu veículo", acrescenta o executivo.

Dicas para evitar danos

Para evitar danos ao veículo, o segurado pode se precaver deixando de trafegar em áreas alagadas. Caso não haja opção, é recomendável dirigir em baixa velocidade e com o motor em alta rotação, pois a ação facilita a aderência do carro e minimiza as chances de que entre água no motor ou em componentes eletroeletrônicos. "Se o veículo morrer, nunca dê a partida novamente, a solução é manter a calma, ir para um local seguro e ligar para a seg uradora para que seja providenciado um reboque para levar o veículo para a oficina e, dependendo do plano contratado, um transporte para levar o segurado para casa", explica Dal Ri.

Quando a ocorrência for por queda de árvore, o cliente deve evitar mexer no automóvel, já que a queda pode ter provocado um rompimento de cabos de energia, causando descargas elétricas.

Os meses entre dezembro e março são os mais propícios a alagamentos, com focos no Rio de Janeiro e São Paulo. Já as chuvas de granizo, acontecem com maior frequência em dezembro e janeiro na região de Belo Horizonte. Nos meses de setembro e outubro, as chuvas, tornados e granizo costumam atingir a região Sul do País.

Fonte: CNseg