Números do BNDES reforçam vigor das pequenas e médias empresas

As seguradoras que atuam na área de infraestrutura têm uma indicação positiva com novos números do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Isso porque seus desembolsos atingiram R$ 21,2 bilhões no primeiro bimestre de 2013, aumento de 39% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Os principais destaques foram o aumento das liberações para máquinas e equipamentos, indicando retomada de investimentos na indústria, e o forte peso das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) no desembolso do Banco.

Com expansão de 112% (R$ 6,9 bilhões desembolsados), a indústria liderou o crescimento das liberações do BNDES em janeiro/fevereiro último. A alta foi generalizada, espalhada por todos os segmentos industriais, entre eles material de transporte, metalurgia, química e petroquímica. Assim, a indústria respondeu por 32% dos desembolsos totais do Banco no período. A performance do setor de bens de capital refletiu-se nas linhas Finame, que responderam por 70% dos desembolsos das operações automáticas do banco nos primeiros dois meses do ano.

As liberações do BNDES Finame somaram R$ 10,2 bilhões, com alta de 60% em janeiro/fevereiro de 2013, na comparação com mesmo período de 2012. O resultado foi puxado pelos segmentos de máquinas e equipamentos sem rodas (não transporte), cujos desembolsos cresceram 78%, e equipamentos agrícolas. As aprovações, no valor de R$ 25,7 bilhões, também tiveram incremento, de 30% na comparação com o primeiro bimestre de 2012. Somente no setor industrial, as aprovações de novos projetos, no montante de R$ 8,1 bilhões, cresceram 43% na comparação bimestral. Na infraestrutura, a alta nas aprovações foi de 4%.

De acordo com o BNDES, o desempenho do Banco no primeiro bimestre deste ano indica retomada na atividade econômica. Em fevereiro último, isoladamente, os desembolsos, de R$ 11,1 bilhões, cresceram 36,4% em relação a fevereiro do ano passado.

Pequenas empresas. A maior contribuição para o desempenho da instituição no primeiro bimestre deste ano foi dada pelas MPMEs, que responderam por 47% das liberações totais do banco no período. Em termos absolutos, o valor desembolsado, de R$ 10 bilhões, é o maior volume de crédito já disponibilizado num bimestre para companhias de menor porte. A participação foi superior à das grandes empresas (45% do total desembolsado) e das médias grandes empresas (8%). O crescimento dos desembolsos para MPMEs foi de 45,7% na comparação bimestral, índice superior à expansão observada no conjunto das operações do banco. Segundo o BNDES, os fatores que mais têm contribuído para o crescimento ao apoio às MPMEs são o Cartão BNDES, que no ano passado desembolsou mais de R$ 9 bilhões, e o Programa BNDES de Sustentação do Investimento (BNDES PSI), com liberações de cerca de R$ 25 bilhões para as MPMEs em 2012.

Fonte: CNseg