Cartilha online da SulAmérica tira dúvidas de contribuintes

Mais uma cartilha online está disponível para orientar contribuintes na declaração de Imposto de Renda, que vai até 30 de abril. Desta vez, a iniciativa é da SulAmérica Seguros, Previdência e Investimentos, que desenvolveu conteúdo para fomentar a educação financeira da população.

Com linguagem concisa e acessível, as primeiras páginas do manual explicam quem deve fazer a declaração, os prazos, qual tipo de declaração mais adequado para cada pessoa, e implicações e multas em caso de atraso na entrega. As demais se concentram em orientar contribuinte a declarar seu plano de previdência privada de acordo com o tipo do plano (VGBL ou PGBL).

A leitura da cartilha possibilita ainda o entendimento sobre o regime tributário e a natureza das operações (contribuições, resgates ou recebimento de benefícios/indenizações). As ilustrações ajudam o usuário a identificar os campos para declarar as contribuições realizadas e os valores de resgate e benefícios de previdência recebidos em 2012.

Além disso, os internautas que visitarem o site Previdência Sem Blá Blá Blá encontrarão um conteúdo atualizado sobre o tema “Como declarar meu plano de previdência no IR 2013?”.

Contribuir com a educação financeira tem sido uma preocupação constante da SulAmérica. Em 2011, a companhia lançou o site Previdência sem Blá Blá Blá, um portal com vídeos que apresenta o tema de maneira descomplicada e bem-humorada. Só no ano passado o portal teve mais de 500 mil acessos. Agora, a empresa lançou a cartilha sobre Imposto de Renda, a fim de fomentar a formação de consumidores mais conscientes e preparados para cuidar de suas finanças e escolher os investimentos mais adequados ao seu perfil.

Fonte: FenaPrevi