Avança pontualidade de pagamento das micro e pequenas

Uma boa notícia envolvendo a adimplência das micro e pequenas empresas, alvo de negócios das seguradoras. A pontualidade de pagamento neste nicho atingiu 95,6% em abril. Ou seja, de cada 1.000 pagamentos realizados, 956 foram quitados à vista ou com atraso máximo de sete dias. Foi a terceira alta mensal consecutiva do indicador após ter recuado de 95,9% (dez/12) para 94,7% (jan/13).

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a pontualidade de pagamentos das micro e pequenas empresas também cresceu, já que em abril/12 havia sido de 95,3%.

De acordo com economistas da Serasa Experian, a retomada gradual do crescimento econômico doméstico e o recuo da inadimplência dos consumidores têm contribuído para melhorar os níveis de pontualidade de pagamentos das micro e pequenas empresas. As micro e pequenas empresas do setor comercial apresentaram o maior nível de pontualidade de pagamentos em abril: 96,1%. As micro e pequenas empresas de serviços registraram pontualidade de 94,9% e, por fim, a pontualidade de pagamentos das micro e pequenas empresas industriais atingiu 95,0% em abril. No mês passado, o valor médio dos pagamentos pontuais recuou 0,2% em relação ao mesmo mês do ano passado (R$ 1.826 contra R$ 1.830). O maior valor médio foi registrado pelos pagamentos pontuais das empresas de serviços (R$ 1.858), seguido pelo das empresas comerciais (R$1.850) e, por fim, pelas micro e pequenas empresas do segmento industrial (R$ 1.632).

Fonte: CNseg