Balanço Social 2012 da CNseg é lançado

Começa a ser distribuído esta semana para o mercado segurador, órgãos de regulação do setor, entidades ligadas ao meio-ambiente e movimentos sociais, representantes do Governo e parlamentares, além de órgãos de defesa do consumidor, o Balanço Social do Mercado Segurador 2012, produzido pela CNseg.

Em sua 13ª edição, o Balanço volta a ser publicado à parte do Informe Econômico, como aconteceu até a edição de 2006, trazendo um panorama do setor no âmbito da responsabilidade social e sustentabilidade, por meio de uma pesquisa com 92 empresas associadas à CNseg, que representam 80% da arrecadação do mercado. Mercado cuja soma de aplicações e investimentos permanentes e do patrimônio líquido das empresas representa quase 13% do PIB brasileiro e pagou à sociedade, ao longo de 2012, quase 53% da receita bruta acumulada no ano, que foi de R$ 221.685 bilhões.

Os números levantados mostram que, a cada ano, as iniciativas nas áreas da responsabilidade social e da sustentabilidade ganham mais força, com 59% das empresas do setor já possuindo áreas destinadas a ações de responsabilidade social e/ou sustentabilidade, 67 % já possuindo um Código de Ética e Conduta e 43% já com programas internos voltados para o trabalho voluntário.

Tais ações contam com o apoio da CNseg, que em 2012 foi signatária dos Princípios para Sustentabilidade em Seguros da ONU (PSI na sigla em inglês), pretendendo tornar o setor de seguros brasileiro um exemplo mundial de boas práticas em sustentabilidade, considerando as dimensões de sociedade, governança e meio ambiente na avaliação e na subscrição de riscos, nos processos de regulação de sinistros e nos investimentos de suas reservas.

Na área de Recursos Humanos, as empresas do mercado segurador brasileiro, que emprega mais de 31 mil pessoas, investiram em 2012 cerca de R$ 2,5 bilhões no quadro funcional, distribuído entre salários (57 %), encargos sociais (25 %) e benefícios (18%). Somente os gastos com treinamento, assistência médica e odontológica, seguro de vida em grupo, previdência complementar, auxílio creche, lazer e outros totalizaram R$ 359,2 milhões.

De acordo com os números, os jovens entre 26 e 35 anos predominam no mercado segurador (41%), sendo que as mulheres representam 57% do total de pessoas empregadas e 51% das com mestrado, doutorado ou pós-doutorado.

Essa maior escolaridade das mulheres ainda não se reflete, porém, em melhores rendimentos. A pesquisa aponta que na faixa dos cinco maiores salários do mercado, elas representam apenas 31%, sendo que as pessoas de cor branca ocupam 62% dos cargos mais bem remunerados.

O Balanço Social 2012 da CNseg traz ainda a descrição das principais ações e programas de responsabilidade social e sustentabilidade desenvolvidos pela Confederação e por suas empresas associadas.

Fonte: CNseg