Fiat lidera as contratações de seguro auto pela web

Muito requisitada pelos brasileiros para a compra de diversos produtos, nos últimos anos a internet também ganhou um novo filão com o surgimento de serviços que antes eram apenas disponibilizados e possíveis de ser contratados pessoalmente. Um desses novos ramos de atuação que se destacam na web são as corretoras de seguros. Hoje, aproximadamente 1% de todas as contratações de seguro automotivo no País é fechada por essas empresas. Com intuito de desvendar o perfil desse público, a EscolherSeguro preparou uma pesquisa inédita com base no banco de dados de cerca de 1.000 consumidores que emitiram apólice entre janeiro e maio de 2013.

O levantamento revelou o ranking das montadoras mais seguradas pela web. A liderança é da Fiat, com 20% de participação. O ‘top five’ da lista é seguido pela Chevrolet (18%), Volkswagen (13%), Ford (9%) e Renault (7%). Para Pieter Lekkerkerk, sócio diretor da EscolherSeguro a liderança da Fiat é puxada, principalmente, pelo Palio. “Além disso, a montadora tem um número maior de modelos no ranking, com Siena, Idea, Punto e Uno”, detalha.

No detalhamento por modelo, a pesquisa aponta que 8% dos clientes são proprietários do Fiat Palio. Na sequência aparecem os condutores do Celta, Classic e Siena, todos com 5%; já os segurados dos modelos Gol, Uno, Fox e Fiesta, possuem 4% de participação. Completam o ‘top ten’ os donos do Sandero e Civic, com 3% cada. Segundo Pieter, apesar de ser o modelo mais vendido, o Gol não lidera o ranking de seguros contratados, pois é um dos mais visados por assaltantes e tem um valor de prêmio mais alto do que os concorrentes. “Diante desses fatos, muitos proprietários do veículo desistem de fazer seguro”, complementa o executivo.

Ainda de acordo com o estudo, a faixa etária entre 26 e 35 anos se mostrou mais habituada a fechar a contratação de apólice pela internet. Esse público obteve participação de 45%. Em seguida, aparecem as pessoas com idade entre 36 e 45 (22%), 46 a65 (18%) e 18 a25 (13%). Pieter explica que, com o risco maior e tendo que pagar prêmios mais altos, muitas vezes os clientes nas faixas de 18 a 25 anos optam por não fazer seguro. “Por esse motivo, os mais jovens não aparecem com tanto destaque no ranking, apesar de serem como um todo clientes mais habituais de transações pela internet”, diz.

A pesquisa também revela as localidades que mais fecham seguro pela corretora on-line. Os clientes do estado de São Paulo lideram a estatística com 64% de participação. Na sequência aparece Minas Gerais, com 13%, e os outros estados representam juntos 23% das apólices emitidas. 

Fonte: Revista Apólice