Desafio Intermodal na Semana Nacional de Trânsito de Joinville

A Semana Nacional de Trânsito de Joinville, que será realizada de 15 a 29 de setembro, inclui na programação o Desafio Intermodal, no dia 20, às 18 horas. Trata-se de uma proposta de pesquisa com o objetivo de avaliar diversos meios de transporte na cidade. Será uma forma de medir a eficiência de diferentes tipos de deslocamento, os modais, a fim de avaliar os tempos e custos para chegar ao destino. O impacto ambiental do deslocamento, por conta da emissão de poluentes, também será considerado.

Os modais observados no desafio serão: o pedestre, a bicicleta, a motocicleta, o automóvel, o ônibus urbano e o táxi. O itinerário vai começar no Campus da UFSC, localizado na rua Prudente de Moraes, número 406, indo em direção à Estação da Memória, na zona Sul da cidade, totalizando um percurso de seis quilômetros. O tempo começará a ser contato às 18 horas e será contabilizado no momento da chegada à Estação.

O estudo será realizado pelo Instituto de Trânsito e Transporte de Joinville (Ittran), em parceria com a Universidade Federal de Santa (UFSC), por meio do Centro de Engenharia da Mobilidade, além da Comissão Municipal de Ações para a Humanização do Trânsito.

O evento terá o apoio da Secretaria da Educação, Movimento Pedala Joinville, Corville, Gidion, Transtusa e Pedala Gente.

Fonte: ITTRAN - Instituto de Trânsito e Transporte