Laguna terá o primeiro parque eólico do Sul de SC

A região da Madre deve receber o primeiro parque eólico da região Sul de Santa Catarina. Foi liberada, no último dia 23, a licença ambiental de viabilidade para o empreendimento em Laguna. A responsável é a empresa Consult, que atua no ramo da engenharia e do agronegócio. O grupo possui fazendas de gado há 27 anos.

O objetivo é colocar torres, ou chamados cataventos, na região da Madre, em frente à lagoa do Camacho, nas margens do rio Tubarão, numa área de aproximadamente 27 mil quilômetros quadrados. Os cinco parques terão 60 torres de aerogeradores, com potencial energético de 150 megawatts.

Com o licenciamento, o projeto retornará para a Agência Nacional de Energia Eólica para a liberação da concessão de outorga. Depois disso, as obras de implantação do complexo podem começar. A previsão é de que o serviço dure cerca de 18 meses.

O prefeito Everaldo dos Santos acredita que o empreendimento será um avanço no município. "Vai gerar impostos para os cofres públicos e emprego. Queremos usar os recursos para melhorias naquelas comunidades", disse.

A expectativa é de criar de 700 empregos diretos e indiretos. Para a implantação, o investimento previsto gira em torno de R$ 600 milhões, com financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Segundo Santos, outra empresa também está interessada na implantação de mais um parque, com a intalação de 250 torres para capacitação de energia.

Potencial

Os olhares dos empreendedores interessados em investir na energia eólica voltaram-se para Laguna em 2001, quando o governo federal realizou uma vasta pesquisa sobre as regiões brasileiras capazes de receberem parques eólicos. Laguna ficou classificada como um grande potencial a ser explorado.

Como funciona

O vento gira uma hélice gigante conectada a um gerador que produz eletricidade. Quando vários mecanismos como esse - conhecido como turbina de vento - são ligados a uma central de transmissão de energia, chamada uma central eólica. A quantidade de energia produzida por uma turbina varia de acordo com o tamanho das suas hélices. Por redes de transmissão, a energia será destinada para a distribuição.

Fonte: Noticenter