Estudantes verão vítimas de traumas na Semana do Trânsito

O alto número de acidentes com mortes e vítimas de trauma no trânsito de Joinville será um dos temas abordados na Semana Nacional do Trânsito, em setembro. A ação é o Programa Pense Primeiro, que levará um grupo de estudantes do 3º ano do ensino médio do Colégio Exathum ao Hospital Municipal São José para ter um contato direto com vítimas do trânsito.

No primeiro semestre deste ano, segundo números da Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito de Joinville, foram registrados 1.733 acidentes com feridos. Colisões entre carros e motocicletas somaram 648. Todos os dias, dão entrada no Pronto Socorro do Hospital Municipal São José de 4 a 5 acidentados com motos.

A visita dos estudantes do Hospital São José está marcada para as 13h30 do dia 24 de setembro. Desenvolvido desde ao ano 2000, o programa tem por objetivo mostrar aos estudantes as consequências dos acidentes de trânsito. Depois de uma breve explicação sobre o programa e seus objetivos, fazem uma visita monitorada às alas onde estão internadas as vítimas de traumas de trânsito. Eles ouvem direto dos pacientes as dificuldades e problemas que estão passando.

Em seguida, os estudantes passam por uma dinâmica nas salas de internação junto com os acidentados para vivenciarem as atividades diárias de um paciente pós-trauma, que costumam enfrentar dificuldades para executar simples tarefas. O encontro será finalizado com a palestra de um médico.
Em Joinville, a Semana Nacional de Trânsito será realizada de 15 a 29 de setembro.

Programação:
Programa Pense Primeiro do Hospital Municipal São José.
Dia 24 de setembro, às 13h30, com alunos do Colégio Exathum.

Apoiadores da Semana do Trânsito de Joinville

ACTEJ – Associação dos Condutores Transportes Escolares
CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Joinville
Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville