Aulas para os novos motoristas

Luan Novaes Menas, 11 anos, diz que quando crescer quer ser um motorista consciente e calmo. Ontem o estudante tirou a primeira carteira de motorista para trafegar na Marejopolis, a mini Itajaí construída dentro da Aventura pelos Mares do Mundo. Antes de dirigir os visitantes passam por uma pequena aula de direção com o instrutor Kleber Claudino. Entre as orientações passadas, os alunos aprendem regras básicas sobre trânsito e sinalização. Depois são encaminhados ao setor de habilitação, onde fazem a primeira carteira de motorista e recebem o certificado de presença. Assim como Luan, outras 3 mil crianças e adolescentes já foram habilitadas no local.

O motorista de ambulância Reginaldo José Sarmento aproveitou a terça-feira e levou a filha de sete anos, Luisa Beatriz Sarmento, para ter o primeiro contato prático com o trânsito na Marejópolis. Durante o percurso, Luisa prestou atenção em todos os detalhes das placas e ficou atenta à sinalização eletrônica do local. Na aula de direção, ela acertou todas as perguntas feitas pelo instrutor.

– Vou querer dirigir e respeitar a sinalização, os pedestres e os outros motoristas. Já sei que quando os sinal estiver vermelho é para parar, o amarelo é para prestar atenção e o verde é para seguir em frente. Também aprendi o significado das placas de pare e siga em frente – conta a futura condutora.

Priscila Debatin também levou a família para conhecer a atração na Vila da Aventura. Acompanhada dos filhos, Jonathan, cinco anos, e Vanessa, quatro anos, o trio se divertiu respeitando a sinalização.

– Na escola eles já tiveram palestras e oficinas na semana do trânsito, mas essa é uma oportunidade única. Além de toda a teoria, ter esse contato logo na infância é essencial – acredita Priscila.

Entre os dois filhos, o que mais se animou na bicicleta foi o mais velho. O menino não vê a hora de completar 18 anos e começar a dirigir.

Além do passeio, os visitantes da Marejópolis também podem se divertir com jogos e vídeos educativos. Segundo a agente de trânsito Márcia Vargas, o objetivo da atração é educar e inserir a criança no trânsito para que eles cresçam no caminho correto e não se tornem adultos infratores. A minicidade funciona diariamente das 14h às 21h.

Fonte: Jornal de Santa Catarina