Allianz foca em crescimento na América Latina

·        Receitas totais de €2,68 bilhões refletem crescimento positivo
·        Lucro operacional atingiu €141 milhões
·        Número de clientes aumentou 6,5%
·        Implantação da nova plataforma de TI gerou ganho de eficiência

A Allianz registrou bons resultados na América Latina em 2013, embora o crescimento econômico na região tenha ficado abaixo das expectativas. O total das receitas na América Latina[1] em 2013 totalizaram €2,68 bilhões. No segmento de seguros gerais (P&C), a Allianz registrou €2,35 bilhões em prêmios subscritos brutos, contra os €2,39 bilhões no ano anterior, um aumento de 11,0%. Os prêmios em seguro de Vida cresceram 31%, atingindo €329 milhões em comparação aos €255 milhões obtidos em 2012. Esse crescimento foi impulsionado principalmente pelo México.

O lucro operacional foi de €141 milhões, registrando um aumento de 4,2% em relação aos €136 milhões, apurados em 2012, apesar dos efeitos adversos no câmbio. Excluindo-se os efeitos cambiais, o crescimento atingiu 15,2 %.

“Em 2013, registramos um sólido crescimento em nossas empresas latinoamericanas. Com a nossa plataforma de negócios IberoLatAm, as operações vão transcorrer de modo mais eficiente,” declarou Helga Jung, Membro do Conselho de Administração da Allianz SE, Fusões e Aquisições (M&A), Participações, Jurídico e de Compliance na Península Ibérica e America Latina. “Isso irá nos ajudar a fortalecer ainda mais a nossa posição de mercado nestas regiões.”

Allianz Argentina vence prêmio de corretores como melhor seguradora

A Allianz oferece seguros gerais (P&C) na Argentina, onde os prêmios subiram para €298 milhões, um aumento de 11%, em relação aos €270 milhões, registrados em 2012. O ótimo resultado neste mercado foi impulsionado, principalmente, pelo seguro automotivo. O lucro operacional em alta atingiu €16,5 milhões, em 2013, comparado aos €15 milhões apurados no ano anterior – um aumento anual de 10%. Excluídos os efeitos cambiais, o lucro operacional teve crescimento de 39,5%.

Em 2013, a Allianz Argentina recebeu um prêmio ao ser reconhecida pelos corretores como a melhor seguradora do país. A empresa conseguiu melhorar sua posição no fragmentado mercado de seguros e avançou do 13º lugar para o 11º. O índice combinado alcançou 97,9%. Houve ligeira deterioração em relação à marca anterior de 96,3% devido às condições meteorológicas adversas que afetaram o setor de agronegócios. Mesmo assim, esse índice está apenas 3 pontos percentuais abaixo do índice combinado do mercado em geral.

“A Allianz na Argentina obteve um crescimento sustentável e lucrativo na última década, especialmente devido às claras estratégias empresariais que levaram em conta todos os aspectos, desde os processos, a eficiência e os produtos, até as oportunidades. Em 2013, o crescimento interno dos nossos prêmios subscritos brutos foi de 53,4% e esperamos números similares para 2014,” afirmou Fabiana Castiñeira, CEO da Allianz Argentina.

Brasil deve focar nos ganhos de eficiência introduzindo nova plataforma de negócios

As receitas no segmento de seguro Bens e Responsabilidade e no de Saúde chegaram à marca de €1,45 bilhão, comparado a €1,46 bilhão em 2012. Excluídos os ajustes cambiais, essas receitas cresceram 12,7%. O lucro operacional cresceu 2% em relação aos €66 milhões registrados no ano anterior, e atingiu €67 milhões. Internamente, o lucro operacional cresceu 14,0%.

No início de 2014, a Allianz implementou a sua nova plataforma de negócios IberoLatAm, que dará maior suporte à orientação varejista através de processos simplificados e produtos padronizados.  Após uma fase inicial de estabilização, os ganhos de eficiência obtidos através da plataforma deverão decolar na segunda metade do ano.

Miguel Pérez Jaime, executivo do Grupo Allianz indicado para presidir a unidade brasileira, comenta que a implementação da nova plataforma é hoje uma realidade e sua completa estabilização é o último passo para culminar com êxito o processo de transformação da atividade da empresa iniciado em 2011. “Nós somos gratos pelo permanente apoio demonstrado pelos nossos clientes, corretores e colaboradores durante essa jornada. Temos hoje a certeza de que a Allianz Brasil está pronta para se tornar líder de mercado tanto na eficiência, que representa competitividade, como na eficácia, que significa qualidade nos serviços”.

Colômbia continua e melhorar a rentabilidade

Os prêmios em seguros gerais (P&C) caiu 10%, baixando para €355 milhões de euros, em 2013, comparado aos €394 milhões registrados no período anterior. Excluídos os ajustes cambiais, os prêmios diminuíram 2,8%. O lucro operacional nesse segmento cresceu 14%, chegando a €28 milhões, em 2013, depois de registrar €25 milhões de euros em 2012. Com os ajustes cambiais, o lucro operacional teve aumento de quase 23%.

O índice combinado teve uma melhora anual de 1,4 ponto percentual, baixando dos 97,1% para chegar em 95,7%. A Allianz apresentou um novo produto automotivo em 2012, e fez avanços focando na atividade de varejo: o segmento automotivo no varejo, por exemplo, representa hoje 53% da carteira total de seguro de automóvel, tendo crescido a partir dos 42% registrados no ano anterior. A Allianz continua a seguir sua trajetória de crescimento rentável em seguros gerais.

Os prêmios obrigatórios no segmento de seguro Vida caíram 26% e ficaram em €76 milhões  em 2013, visto que diversos contratos de grande porte não foram renovados. Em 2012, a receita dos prêmios totalizou €103 milhões. O lucro operacional teve queda de 85%, caindo de €6 milhões do ano anterior, para €1 milhão, devido ao reposicionamento da companhia nesta linha de negócios.

Ignacio Borja, CEO da Allianz Colômbia, disse: ”A Allianz está bem posicionada para seguir investindo na sua estratégia e lidar com o cliente varejista colombiano. A bem-sucedida introdução da plataforma de negócios IberoLatAm contribuiu enormemente para os nossos surpreendentes resultados no varejo.”

Novos lançamentos de produto no México impulsionam prêmios em seguro Vida

As receitas totais no México foram de €504 milhões em 2013. Isso assinala um aumento de 21% sobre os €418 milhões apurados no ano anterior. No mesmo período, o lucro operacional teve um incremento de 15%, passando de €25 milhões para €28 milhões.

O negócio no México foi fortemente impulsionado pelas atividades do seguro Vida. Em 2013, a Allianz México focou especialmente na implementação de uma nova estratégia para oferecer soluções abrangentes em termos de produtos para empresas de pequeno e médio porte. Os prêmios obrigatórios atingiram €253 milhões, um aumento de 67% em relação aos números do ano anterior, que registrou €152 milhões. O lucro operacional subiu de €5 milhões para 8 milhões, representando um crescimento acentuado de 57%.

“Nossa atividade varejista está crescendo mais rápido do que outros segmentos. Isso se alinha com o nosso modelo e estratégia regional. A Allianz México continuará a focar seus esforços no mercado de varejo, lançando e entregando produtos inovadores em Vida, Saúde e seguros gerais para os seus mais de 3000 agentes,” disse Sergio Ghibellini, CEO da Allianz México.

Os prêmios no negócio seguros gerais recuaram 6%, alcançando €251 milhões em 2013, comparados aos €266 milhões, em 2012. O lucro operacional nesse segmento teve alta de 4,4%, passando de €20 milhões para €21 milhões. O índice combinado de 90% foi um dos melhores dentro do Grupo Allianz, e representou um incremento de 0,5% ponto percentual em relação aos 90,5%, em 2012.

Perspectiva para a América Latina

“2013 foi o ano mais difícil para o crescimento econômico na América Latina desde o início da crise financeira. Ainda assim, a Allianz na América Latina demonstrou, mais uma vez, que está bem posicionada para fortalecer seu negócio,” disse Helga Jung. “Nós estamos buscando estender ainda mais o nosso alcance em relação ao cliente em toda a América Latina, e forneceremos uma gama de produtos que atendam às necessidades dos clientes.”

Sobre a Allianz

Juntamente com seus clientes e parceiros de vendas, a Allianz forma uma das comunidades financeiras mais fortes. Mais de 83 milhões de clientes individuais e empresariais segurados pela Allianz confiam no seu conhecimento, seu alcance global, sua força do capital e solidez para ajudá-los a obter o máximo proveito das oportunidades financeiras, assim como para evitar e proteger a si mesmos contra riscos.

Em 2013, cerca de 148 mil funcionários em mais de 70 países obtiveram uma receita total de €110,8 bilhões e um lucro operacional de €10,1 bilhões. Os benefícios pagos aos nossos clientes atingiram  €93,9 bilhões de euros.

Esse êxito comercial em seguros, gestão patrimonial e serviços de assistência se baseia, cada vez mais, na demanda do cliente por soluções financeiras à prova de crises para uma sociedade que enfrenta o envelhecimento e os desafios da mudança climática. Transparência e integridade são componentes vitais da governança corporativa sustentável da Allianz SE.

Fonte: Virta Comunicação