Como organizar as finanças pessoais

Muita gente reclama que é chato cuidar das finanças pessoais. E muitos reclamam que é ruim pagar multas, juros e viver com o orçamento apertado. Não raras vezes, tem gente na mesma situação e uma coisa pode ser consequência da outra.

Veja essas dicas que podem facilitar e contribuir para evitar desperdícios no orçamento:

  • Para contas regulares como a de água, energia, condomínio, telefonia, TV a cabo, internet, mensalidade escolar e outras, opte pelo débito automático em conta ou no cartão. Além de evitar trabalho, esquecimentos e multas, em alguns casos gera benefícios adicionais. Faça o mesmo com o cartão de crédito para sequer cogitar a possibilidade de não pagar as faturas integralmente, sempre.
  • Para contas eventuais, agende o pagamento no seu banco assim que receber o boleto, a fatura ou a guia, para evitar esquecimentos ou perda de prazo.
  • Avalie a manutenção de pacotes que não sejam os básicos em serviços como TV a cabo, internet, telefonia e outros. Muita gente paga mais para ter à disposição serviços que nunca ou raramente usa.
  • Mantenha ativos no máximo dois cartões de crédito e concentre neles a maioria dos gastos. Isso gera menos riscos, menos trabalho para controlar, menos anuidades e mais poder de negociação com seu banco e pontuação para aproveitamento futuro.
  • Habitue-se a solicitar recibos e guardar comprovantes fiscais. Vá acumulando em um envelope ou caixinha e pelo menos uma vez por mês organize-os. Atenção especial aos que permitem abatimento na base tributária, quando da declaração de ajustes do Imposto de Renda.
  • Confira extratos bancários, de cartão de crédito, de serviços de concessionárias. Isso ajuda a evitar fraudes e a perceber onde e como está gastando seu dinheiro.
  • Para fazer poupança e acumular dinheiro, conte com instrumentos automáticos de aplicação e programe para o dia em que você recebe cada fonte de renda, seja em poupança, capitalização, fundos ou outro instrumento de acúmulo. Periodicamente faça uma avaliação e uma redistribuição dos seus investimentos.
  • Estabeleça limites, metas, controles e objetivos compatíveis com seu perfil e sua situação financeira. Priorize a simplicidade que permita e estimule você a dar continuidade ao que for proposto.

Fonte: CNseg