Seguros e previdência agora pelo celular

Há um ano, a Mongeral Aegon Seguros e Previdência se colocou o desafio de criar a primeira loja do mercado segurador na internet, em que o cliente pode contratar seguros de vida e planos de previdência com transação 100% online. Após um ano e com as expectativas de vendas superadas em 50% e, ainda, lojas personalizadas lançadas para 200 corretores parceiros, a empresa dá o próximo passo: inaugura em dezembro o recurso responsive em seu portal, permitindo a adaptação automática da página para mobile. Além da internet, o usuário terá também a opção de contratar, com toda facilidade, os produtos do seu celular, smatphone ou tablet.

"Além de termos passado a estar acessíveis para as pessoas que buscam por seguros de vida e previdência na internet, e que até então não podiam contar com a oferta dessas soluções neste canal, são 70 milhões de smartphones no Brasil, usados por pessoas cada vez mais habituadas a resolver suas vidas por meio desses aparelhos. Por isso, estamos nos antecipando a esta tendência ", diz Rafael Rosas, superintendente de marketing direto da Mongeral Aegon.

O crescimento do portal de e-commerce no primeiro ano veio da estratégia integrada de marketing e ferramentas digitais que permitiu traçar a jornada do usuário, mapear a origem da venda e entender o comportamento do cliente. A Mongeral Aegon investiu em um sistema que avisa automaticamente quando o usuário desiste no meio da compra. “Nesta etapa entra em ação a parceria que temos com os corretores de seguros, pois essa desistência vira um lead, que é encaminhado para um de nossos corretores. Seguro de vida não é um produto simples, e sua contratação está ligada à proteção financeira, que nem todos conseguem compreender de imediato. O corretor, neste momento, é um diferencial, pois pode prestar consultoria e tirar dúvidas”, explica Rafael. Atualmente, a cada 100 vendas, 26 são geradas no telemarketing, no resgate daqueles que abandonaram a compra online. Essa e outras iniciativas contribuíram para que a expectativa de venda fosse superada em 50% no primeiro ano.

Para romper as barreiras de vender um produto ao qual o brasileiro está começando a se habituar e tende a ser mais complexo que uma roupa ou eletrônico, a empresa criou o portal de conteúdo Eu Planejo 360º, que permite ao usuário ler artigos sobre temas ligados a seguros e previdência, com uma linguagem simples e educativa. “O portal funciona como uma porta de entrada para a loja e uma plataforma de informações para o usuário, gerando o empoderamento do cliente no processo decisório”, explica Rafael Rosas.

Além do Eu Planejo 360º, o cliente pode ser levado para a loja é via Fanpage da Mongeral Aegon, Site Institucional, E-mail mkt,campanhas de mídia online e busca orgânica,  que geram conversões como oportunidades de cross sell e up sell, leads para telemarketing e compras online. Essas iniciativas levaram a loja a um patamar de 1 milhão de visualizações em pesquisas relacionadas à previdência, 100 mil visualizações do portal institucional e 10 mil visualizações de artigos do portal Euplanejo360.

Atualmente, 40% das vendas são feitas via estratégias de otimização do site e 60% de display no Google e links patrocinados, além de parceria com sites estratégicos, como E-family net, voltado para gestantes, e o Viver na Boa, especializado em terceira idade, noFacebook,  que tem média de 400 curtidas por post.​

Fonte: In Press Porter Novelli